Semana da Música: “La Petite” charmosa e sua farofa franco-brasileira de chorinho

Compartilhar:

Nascida em Saint-Jean D’Arvey, na França, radicada em Teresópolis desde os 19 anos, Emma Charlotte Dickson comanda um trio afinado de chorinho e encanta a Semana da Música, na Calçada da Fama

Trio La Petite Farofa encanta público da “Semana da Música” na Calçada da Fama.
Trio La Petite Farofa encanta público da “Semana da Música” na Calçada da Fama.

A tarde desta quinta, 16 de março, foi quase mágica. Emma Charlotte Dickson na flauta transversa; André Guichard no violão e Hélio Ratis no pandeiro. Essa é a formação do trio La Petite Farofa, que tocou o mais genuíno chorinho brasileiro em plena Calçada da Fama, em palco montado pela Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo evento “Semana da Música”, com direito a Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, etc. O trio começou com uma criação de Guichard, que misturou o clássico francês “La Mer” (O Mar), de Charles Trenet, com o brasileiríssimo “Doce de Coco”, de Jacob do Bandolim. Uma “farofa” – “somos uma mistura, uma farofa francesa e brasileira”, na definição de Emma – que deu muito certo. Melhor começo, impossível.

Professora de música e francês na Casa das Letras de Teresópolis, Emma Charlotte Dickson (filha de pai inglês e mãe francesa), confessou que veio para o Brasil por duas paixões: “a música deste país e um amor mesmo”. E mais não disse. Tocou, muito, sua flauta e a plateia, que não tirava os olhos dela, com seu jeito doce e suavemente sensual. A seu lado, André esbanjava competência com seu violão (numa batida de samba) e Hélio batucava com inventividade seu pandeiro amplificado.

O encanto do trio continuou com “Chorei”, de Pixinguinha; “Atraente”, de Chiquinha Gonzaga; “Chorinho de Gafieira”, de Astor Silva; “Lua Branca”, novamente de Chiquinha Gonzaga; “Sonoroso”, de K-Ximbinho (Sebastião Barros) e Del Loro (Lourival Souza); “Clarinete Melodia”, de Guio Morais; “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim; “Pedacinho do Céu”, de Waldir Azevedo; “Cortando Jaca com Chiquinha”, uma versão de André misturada ao “Corta Jaca” de Chiquinha Gonzaga; “Vou Vivendo”, de Pixinguinha; “Um a Zero”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda; “Vamos Tomar um Cafezinho”, de André Guichard; e “Receita de Samba”, de Jacob do Bandolim.

Mas o povo pediu “bis” e o trio terminou com “Os Pintinhos no Terreiro”, de Zequinha de Abreu. Aliás, quem quiser ver o La Petite Farofa mais vezes, eles tocam toda quarta-feira, a partir das 20h, no Cheirinho de Café, na Praça Nilo Peçanha (a Praça do Ginda Bloch), no Alto. “Fazemos uma roda de chorinho”, informou Emma Dickson, enquanto distribuía cartões para apresentações futuras. Charme e competência conquistaram o público.

A “Semana da Música” vai até sábado, 18 de março, das 15h às 16h. O evento está sendo apoiado pela Perfumaria Irene e patrocinado por: Cultura Inglesa; Posto Rezende; Ótica Fama; Óticas Brilhante; Sapataria Regina; Microlins; Grupo Vogue; Basic Baby; Lorena Baterias; Villanova Câmbio e Turismo; Alteza Jóias; Dunia Turismo e Alta Magia.

A programação continua:

– Sexta-feira (17): MPB, com Aloísio Bruno (voz e violão) e Leandro Lopes (sax).
– Sábado (18): Félix do Forró e Trio.

Texto: Ney Reis/Secretaria de Cultura
Fotos: Eliana Resende