Defesa Civil investe no monitoramento do tempo e vira referência

Compartilhar:

A Defesa Civil de Teresópolis vem intensificando as ações de prevenção, a fim de preparar o município para o período das chuvas fortes. O acompanhamento permanente das condições do tempo, com emissão de alertas de chuva, é uma das iniciativas do órgão, através do seu Centro de Monitoramento e Comunicação. Os canais entre Defesa Civil e população estão sempre abertos: através das redes sociais, e-mails e de equipamentos de radioamador.

“As Defesas Civis das cidades próximas têm vindo conhecer esse nosso serviço, que funciona muito bem e que vem se tornando exemplo para outros municípios”, destaca o coronel Anibal Ornelas, secretário municipal de Defesa Civil.

O órgão tem acesso a radares e satélites para monitorar o tempo e fazer previsão local, através da comparação com as informações de órgãos oficiais, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e de organismos estaduais. “Com esse acompanhamento é possível identificar a chegada de ameaças de chuvas fortes e, assim, fazer o acionamento de alertas e alarmes e avisar a população”, explica Ubiracy Antonio Pinto, coordenador do Centro de Monitoramento e Comunicação.

Outra iniciativa da Defesa Civil de Teresópolis foi a criação do aplicativo AlertasDCT, pelo qual é possível, através de smartphone, manter a população atualizada, em tempo real, sobre os riscos de cheias nos rios e outros desastres naturais. “Esse aplicativo tem 22 mil pessoas cadastradas aqui na cidade que acessam informações, como previsão do tempo e níveis de chuva, entre outras”, informa o coronel Anibal. “Nosso objetivo é manter a população cada vez mais informada”, acrescenta.

Apresentada em reunião com representantes do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Defesa Civil, a medida preventiva foi elogiada. “Apresentamos o aplicativo como um meio de comunicação com a população, o Ministério Público gostou e recomendou que o Governo do Estado o adotasse como padrão em outros municípios. Toda vez que a Defesa Civil emite um alerta, a pessoa recebe um aviso na área de trabalho do telefone celular, mesmo que o aplicativo esteja desligado. Ao clicar nesse alerta, o aplicativo se abre e dá acesso às mensagens dos órgãos oficiais”, conclui Ubiracy, criador do AlertasDCT.

Fotos: AscomPMT

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”536″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”200″ thumbnail_height=”133″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]