Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Saúde representa Teresópolis no maior congresso de gestão pública do Brasil

Equipes do NASF apresentarão projeto da Atenção Primária à Saúde, na Semana de Inovação 2021, que ocorre em 9 de novembro

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá participar do congresso “Semana de Inovação 2021”, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). No evento, será apresentado o trabalho da equipe da Subsecretaria de Atenção Primária de Saúde, com objetivo de aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Primária à Saúde (APS).

O projeto começou após a seleção de Teresópolis para participar da iniciativa “Plataforma de Inovação Aberta em Atenção Primária à Saúde”, lançado pelas organizações Artemisa e Umane. Em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Instituto Arapyú, a iniciativa junta o setor privado e a gestão pública no aprimoramento dos cuidados básicos de saúde da população de todo o país.

“Aprimorar o sistema de monitoramento das ações da APS é essencial. A parceria entre o BID, o Instituto Umane, Artemisa e a SMS proporciona criar espaço de análise dos dados e do impacto na saúde das pessoas. Impulsionou o planejamento e a melhoria da qualidade na atenção em saúde”, ressalta a Subsecretária de Atenção Básica de Saúde, Dra. Edneia Martuchelli.

Desde março de 2021, profissionais da Atenção Básica em Saúde, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) participam de uma ação em conjunto com a empresa Impulso na construção de um painel informativo que reúne dados das unidades de saúde do município e serve de parâmetro para a qualificação do serviço.

Esses dados são apresentados mediante uma série de indicadores, que incluem:

• Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
  • Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal;
  • Proporção de gestantes com atendimento odontológico;
  • Cobertura de exame citopatológico;
  • Cobertura vacinal de poliomielite inativa e de pentavalente;
  • Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida por semestre;
  • Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada, doenças crônicas ou condições crônicas.

Esta qualificação ocorre, em grande medida, pelo financiamento do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que envia verbas ao Fundo Municipal de Saúde para implantar melhorias nos serviços ofertados.

A “Semana de Inovação 2021” é o maior fórum de experiências na gestão pública brasileira. No formato virtual, o encontro acontecerá na terça-feira (9), de 19h às 22h. O título do painel é “Aprendizados e boas práticas: uma experiência de inovação aberta na Atenção Primária à Saúde” e terá as seguintes participações: Thaís Junqueira (Umane), Priscila Martins (Artemisia), Dra. Edneia Martuchelli (Teresópolis) e Isabel Opice (Impulso).