O fórum de saúde mental da rede de atenção psicossocial da região serrana tem como tema “Desinstitucionalização e a Promoção da Saúde à Partir das Práticas Intersetoriais”.
Na próxima quinta-feira, 15 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promove o 1º Fórum de Saúde Mental em Teresópolis. Iniciativa pioneira no Estado do Rio de Janeiro, o fórum tem como tema a “Desinstitucionalização e a Promoção da Saúde à Partir das Práticas Intersetoriais” e é voltado para profissionais da saúde, Assistência Social e sociedade civil.
O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fábio Gallote falou sobre a expectativa para o evento: “Estamos muito felizes em realizar esse primeiro fórum de saúde mental aqui em Teresópolis e iniciamos com esse tema justamente por entendermos que a questão da desinstitucionalização ainda é um assunto muito novo tanto para os profissionais quanto para a sociedade e sabemos apenas a informação correta pode combater o preconceito que ainda existe sobre o tema. Por isso, a nossa expectativa é que as pessoas compareçam ao evento, conheçam melhor toda a questão e saiam de lá com a certeza de que estamos trabalhando cada vez para que saúde de Teresópolis seja referência em toda a região.” Declarou
O 1º Fórum de Saúde Mental será realizado no Teatro Municipal de Teresópolis, localizado na sede da Prefeitura Municipal ( Av. Feliciano Sodré, 675, segundo piso). com início às 9h e encerramento às 17h. Durante o evento serão apresentadas mesa e roda de conversa, mediadas por psicólogos especialistas.
Programação:
9h – Credenciamento e Café Da Manhã
10h – Abertura
10:30h – Mesa: Desinstitucionalização e a Promoção da Saúde à Partir das Práticas Intersetoriais.
Mediação: Roberta Garcia – Psicóloga, apoiadora da Região Serrana pela SES
Convidados:
- Ana Cloe Loques Marrelli – Psicóloga clínica, Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, Docente do curso de Psicologia da UNIFESO e Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Guapimirim
- Promotor Rafael Luiz Lemos de Sousa – Promotor de justiça titular da primeira promotoria de justiça de tutela coletiva de Teresópolis e substituindo o promotor de justiça titular da segunda promotoria de justiça de tutela coletiva de Teresópolis.
- Bethânia do Carmo Caetano da Silva – Assistente Social da Emulti -Carmo. Mestre em Atenção Psicossocial pelo IPUB
- Karla Figueiredo Ribeiro – Assistente Social vinculada à Secretaria Municipal de Direitos da Mulher do Município de Teresópolis. Especialista em Saúde e Gênero (UFF), Gestão de Recursos Humanos (UCAM) e MBA em Políticas Públicas em Direitos Sociais (UNINTER)
13h – Almoço
14h – Roda de conversa: Desinstitucionalização e sua Intersetorialidade – Os efeitos nos trabalhadores da RAPS.
Disparador: Leandro Reis – Psicólogo, especialista em Saúde Mental (IPUB/UFRJ), Coordenador do CAPSi do Município de Teresópolis
17h – Encerramento