Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Saúde participa de curso para capacitação da Atenção Básica

Projeto é parceria entre SES-RJ, UERJ e 7 municípios da Região Serrana

A Sociedade de Ciências Médicas de Teresópolis, na Ermitage, sediou o curso de capacitação para profissionais de saúde, na última quinta-feira (29). O grupo reuniu membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para debater a Estratégia de Saúde da Família, de 8h às 16h.

Este curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o Instituo de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS-UERJ) e diversos municípios da Região Serrana do estado.

O primeiro encontro presencial foi marcado pela apresentação do projeto e dinâmicas de grupo ao longo do dia. Como principal objetivo desde projeto está a formação de multiplicadores de iniciativas que buscam melhorar o atendimento de pacientes da saúde pública.

“Estamos instrumentalizando todos os profissionais presentes para que eles possam, ao final do curso, espalhar este conhecimento nos seus municípios fortalecendo o trabalho com a população mais carente”, explicou a tutora do projeto, Norma Pontes.

A SMS foi representada por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf),

enfermeiros e também pelas Subsecretárias de Atenção Básica à Saúde, Dra. Claudia Miguel e Adriana Chaves.

“A palavra que define nosso trabalho é persistência. Estamos na gestão há 4 meses e tudo só é possível se acreditarmos e acolhermos o SUS. Foi dessa forma que conseguimos vencer a pandemia apesar das dificuldades, e todo ganho é para o Sistema Único de Saúde”, comentou a Dra. Claudia Miguel.

Em formato híbrido, os encontros ocorrem até o mês de dezembro com a presença dos seguintes municípios: Teresópolis, Petrópolis, Carmo, Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Guapimirim.