O município agora conta com a nova tecnologia de Teste Rápido Molecular (TRM-TB), permitindo o diagnóstico em menos de duas horas.
A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, nesta terça-feira, o Laboratório de Diagnóstico de Tuberculose. Localizado na própria Secretaria Municipal de Saúde, o espaço conta com tecnologia de ponta para o diagnóstico da doença: o Teste Rápido Molecular (TRM-TB). O novo equipamento oferece resultado com extrema precisão em menos de duas horas, sendo o segundo instalado na Região Serrana do Rio de Janeiro, tornando Teresópolis uma referência no segmento.
O exame de detecção da tuberculose é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, e poderá atender às demandas de Teresópolis e dos municípios vizinhos, que antes precisavam enviar as amostras para o Hospital Universitário Gaffree e Guinle, na capital do estado. Além dos equipamentos, o laboratório conta com profissionais especialistas em infectologia, como farmacêuticos e técnicos de Vigilância em Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Gallote, destacou a importância do laboratório para o município: “Primeiramente, gostaria de agradecer ao prefeito Leonardo Vasconcellos por nos dar essa autonomia para identificar as necessidades do município e trabalharmos para resolvê-las. E é também por orientação dele que estamos inaugurando este importante equipamento, que vai reduzir drasticamente o tempo de espera e os custos envolvidos no diagnóstico da tuberculose, pois, agora, ele pode ser realizado em nossa cidade, em menos de duas horas, com um equipamento de alta precisão que, além de identificar a doença, também aponta uma possível resistência ao principal medicamento utilizado contra ela. Isso garante à nossa população um tratamento precoce e extremamente adequado, evitando o agravamento da doença ou até mesmo a morte do paciente. É uma grande conquista para o nosso município e para a nossa população.”
Além do Secretário Municipal de Saúde, estiveram presentes a vice-prefeita Afaf Ribeiro, o ex-deputado federal, Luiz Ribeiro, o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Rondineli Barro, e diversos membros da equipe técnica da SMS.
A Dra. Edneia Moço, Coordenadora do Programa Municipal de controle da tuberculose, falou sobre a capacitação da equipe: “Nós temos uma equipe muito forte, competente e bem treinada para atender a população neste novo laboratório, com essa nova tecnologia, oferecendo um diagnóstico de tuberculose mais rápido e eficiente. Essa conquista também se deve à contribuição da Gerência de Tuberculose, dos técnicos do Laboratório Central Noel Nutels e da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, que foram essenciais em todo o processo, desde a instalação até a capacitação de todos os profissionais envolvidos. ”
A tecnologia estará disponível a partir da próxima semana, para que profissionais de saúde da rede pública, de todos os níveis de complexidade, possam solicitar o exame diante da suspeita da doença. A medida contribui para reduzir o impacto da tuberculose sobre os pacientes, seus familiares e a comunidade em geral, diminuindo o risco de mortes associadas à doença.
Fotos: Jorge Maravilha