Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis participa da Oficina Previne Brasil, junto ao Ministério da Saúde

Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis participa da Oficina Previne Brasil, junto ao Ministério da Saúde
Compartilhar:

Encontro acontece nesta segunda-feira (8), de 8h às 17h, e pode ser acompanhado ao vivo

Ao longo desta segunda-feira (8), servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis participam da Oficina Previne Brasil, realizada pelo Ministério da Saúde. No formato semipresencial, a reunião trata sobre o programa de financiamento federal à Saúde dos municípios do estado do Rio de Janeiro e atualizações do sistema.

De 8h às 17h, o encontro acontece no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro. Em Teresópolis, equipes da Subscretaria de Atenção Primária à Saúde participam de forma virtual, na sede da Universidade Estácio de Sá.

Após a mesa de abertura, será apresentado um panorama do Previne Brasil em todo o estado do Rio de Janeiro. Por meio do programa, as unidades de saúde de Teresópolis e de outros municípios apresentam dados sobre atendimentos, exames cobertura vacinal das unidades de saúde, com objetivo de apresentar os trabalhos, e assim conseguir maior verba para o Fundo Municipal de Saúde, destinado à continuação dos serviços.

Para a Subsecretária de Atenção Básica de Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, a oficina é importante para redefinir o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na Atenção à Saúde. “Todas as equipes participam virtualmente e compreendem melhor como os indicadores de saúde são importantes. Com os cadastros vinculados ao Previne Brasil, saímos de 20 mil cadastros para 100 mil pessoas cadastradas. Sem dúvida, garante o acesso à população aos serviços de saúde de nossa cidade”, disse.

Ainda durante a programação, serão mostradas atualizações do sistema que alimenta o Previne Brasil e ainda haverá uma roda de conversa com os representantes de cada entidade. Assim, cada parte poderá relatar os indicadores de desempenho e outros registros de cada município.

Com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a oficina também conta com a presença de: representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).

A Oficina Previne Brasil pode ser acompanhada ao vivo através do canal do Youtube da SES-RJ, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=jpuSuqFQkvw