Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis participa da Oficina Previne Brasil, junto ao Ministério da Saúde

Encontro acontece nesta segunda-feira (8), de 8h às 17h, e pode ser acompanhado ao vivo

Ao longo desta segunda-feira (8), servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis participam da Oficina Previne Brasil, realizada pelo Ministério da Saúde. No formato semipresencial, a reunião trata sobre o programa de financiamento federal à Saúde dos municípios do estado do Rio de Janeiro e atualizações do sistema.

De 8h às 17h, o encontro acontece no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro. Em Teresópolis, equipes da Subscretaria de Atenção Primária à Saúde participam de forma virtual, na sede da Universidade Estácio de Sá.

Após a mesa de abertura, será apresentado um panorama do Previne Brasil em todo o estado do Rio de Janeiro. Por meio do programa, as unidades de saúde de Teresópolis e de outros municípios apresentam dados sobre atendimentos, exames cobertura vacinal das unidades de saúde, com objetivo de apresentar os trabalhos, e assim conseguir maior verba para o Fundo Municipal de Saúde, destinado à continuação dos serviços.

Para a Subsecretária de Atenção Básica de Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, a oficina é importante para redefinir o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na Atenção à Saúde. “Todas as equipes participam virtualmente e compreendem melhor como os indicadores de saúde são importantes. Com os cadastros vinculados ao Previne Brasil, saímos de 20 mil cadastros para 100 mil pessoas cadastradas. Sem dúvida, garante o acesso à população aos serviços de saúde de nossa cidade”, disse.

Ainda durante a programação, serão mostradas atualizações do sistema que alimenta o Previne Brasil e ainda haverá uma roda de conversa com os representantes de cada entidade. Assim, cada parte poderá relatar os indicadores de desempenho e outros registros de cada município.

Com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a oficina também conta com a presença de: representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).

A Oficina Previne Brasil pode ser acompanhada ao vivo através do canal do Youtube da SES-RJ, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=jpuSuqFQkvw