Você está visualizando atualmente Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos promove, no CRAS Bonsucesso, ‘Exposição das Mulheres Rurais’

Para lembrar o Dia Internacional da Mulher Rural – comemorado no domingo, 15 de outubro –, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), através do seu Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria de Fátima Fonseca da Silva, em Bonsucesso, no Terceiro Distrito, realizou, nesta terça-feira, 17, a ‘Exposição das Mulheres Rurais’. Estiveram presentes e expuseram sua produção uma dezena de agricultoras locais e de outras áreas próximas do município.

“Temos que fortalecer esse grupo de mulheres agricultoras em nosso município. Que esse espaço não seja só hoje. A proposta da secretaria é participativa do que está acontecendo com essa população. Queremos resgatar e garantir o direito da mulher produtora rural”, afirmou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite, que compareceu acompanhada da subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Michelle Pinho, do vereador Maurício Lopes e da coordenadora do Programa Operação Trabalho (POT) na SMASDH, Aline Maluf.

As produtoras expuseram alguns produtos de suas plantações, como as flores comestíveis (calêndula, carrossel, etc., do Sítio Morro Agudo), pimenta, tomate, ervilha, quiabo, cenoura, rabanete, brócolis, pimentão, couve-flor, alface crespa, etc., de sítios como o Empório Gourmet Rancho Sabor da Roça Sítio Martuchelli, na localidade conhecida como Vale dos Lúcios. Belas orquídeas também estavam expostas, juntamente com os cogumelos shitake e shimeji e o ‘antepasto de cogumelos’ (compota) da Casa da Colina, da produtora Clara Maia.

Houve duas palestras e um depoimento das agricultoras. A primeira a falar foi Rosana Martuchelli, que também é líder comunitária (Secretária da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Lúcios e Comunidades Vizinhas). Rosana deu dicas de cooperativismo às produtoras presentes e à plateia em geral (que incluía alunos da Escola Municipal Francisco Maria Dállia), inclusive sobre a legislação do setor agrícola municipal, e também falou de alimentação natural, alternativa, sem agrotóxicos e com valor nutritivo. O sítio de Rosana recebe visitas guiadas à sua plantação e ao “espaço gourmet”, o que, segundo ela, “agrega valor ao nosso produto agrícola”. Ela afirma que o turismo rural está crescendo muito na cidade. “Moramos num município que tem um valor de terra muito grande. E a Teresópolis-Friburgo é a Rodovia da Prosperidade”, definiu a agricultora e empreendedora, lembrando que a agricultura familiar local produz e fornece 30% da merenda escolar da rede municipal de ensino.

A segunda palestra foi da produtora e também jornalista Clara Maia, que mora na localidade de Campanha, na região de Bonsucesso, há dois anos. Clara, o marido e o filho produzem e comercializam cogumelos shitake e shimeji. Segundo Clara, a produção de cogumelos ainda é pouco conhecida na cidade, mas tem um potencial comercial muito grande. “Já vendemos para alguns restaurantes, pequenos ‘hortifrutis’ e participamos de feiras locais. Não desperdiçamos nada, pois com o que não vendemos in natura, fazemos e vendemos o antepasto de cogumelos”, revelou Clara, que tem um “projeto de fazer em breve o ‘turismo agro’ no sítio, para a produção de cogumelos”.

Sob os olhares das amigas Jaqueline, Tânia e Madalena, a também produtora rural Rosa Macedo falou brevemente sobre suas plantações de cenoura e alface, exibindo um caixote cheio de cenouras de dar água na boca.

O CRAS Bonsucesso fica na Rua Domingos Augusto da Costa, s/nº, em Bonsucesso (km 28 da Estrada Teresópolis-Friburgo, a RJ-130).