Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e UNIFESO realizam mais de 600 atendimentos em Ação Global Acolhedora

A ação foi realizada em parceria com a Receita Federal, Detran-RJ, Defensoria Pública e Fundação Leão XIII.

Uma “Ação Global Acolhedora” ofereceu vários serviços sociais, de saúde, estéticos e de lazer – e também espaço para a venda de produtos alimentícios, de vestuário e artesanato – à população do Parque Ermitage e arredores, na manhã e início da tarde de sábado, 25 de novembro, no Núcleo Ermitage da Base de Apoio do Parque Estadual dos Três Picos (vinculado ao Instituto Estadual do Ambiente – INEA). A ação multissetorial foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Teresópolis e do Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso (através de seu NDS – Núcleo de Estudos, Diagnósticos e Ações em Saúde), em parceria com a Receita Federal, o Detran-RJ, a Defensoria Pública do Município e a Fundação Leão XIII. Durante a ação foram realizados 626 atendimentos.

No amplo quintal/jardim da casa que abriga o equipamento do INEA no Parque Ermitage, mais de uma centena de pessoas circulavam ou atendiam nos vários serviços oferecidos durante o evento. A equipe de 50 pessoas do Unifeso ofereceu informações e atendimentos relativos a nutrição, medicina, fisioterapia, enfermagem, biomedicina, medicina veterinária (com vacinação antirrábica gratuita), medindo a pressão arterial e a glicemia; realizando avaliação postural (com fisioterapeutas); orientação e pesagem para o Programa Bolsa Família; orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com distribuição de preservativos. “Também realizamos orientações sobre Saúde Bucal, distribuindo kits com pasta de dentes, escova e fio-dental, entre outras coisas”, complementou a Coordenadora de Ações de Saúde do UNIFESO, Renata Mendes Barbosa.

Vinte expositores também colocaram à venda alimentos (doces, salgados, café, sucos e comida em geral), roupas e artesanato. Segundo a responsável técnica do Trabalho Social do Programa Minha Casa, Minha Vida, Kátia Diniz, da Inovara Consultoria e Assessoria. “Já capacitamos 324 pessoas, empreendedoras, dentro do projeto”, revelou Kátia.

“Essa ‘Ação Global Acolhedora’ tem como objetivo intensificar os cuidados em saúde, reforçar a cidadania e a proteção social com a integralidade dos nossos serviços, levando as demandas até a comunidade, principalmente os benefícios sociais”, explicou a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite, que esteve presente ao evento, juntamente com a Subsecretária Michelle Pinho.

Entre os serviços prestados pela equipe de 32 pessoas da SMASDH estavam: a atualização do Cadastro Único; o Atendimento Social; o encaminhamento do Cartão do Idoso, corte de cabelo adulto e infantil; design de sobrancelhas e Massoterapia. O atendimento da SMASDH esteve sob a supervisão da Coordenadora das Ações Acolhedoras da secretaria, Janaína Aguiar.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária também esteve presente, encaminhando pessoas para vagas em empresas cadastradas. Detran-RJ e Fundação Leão XIII encaminharam os interessados à emissão de documentos como carteiras de identidade e certidões de nascimento, enquanto a Receita Federal facilitava a obtenção do CPF, entre outros serviços e informações.