Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS Alto, debate o etarismo com referenciados sênior

Você está visualizando atualmente Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS Alto, debate o etarismo com referenciados sênior
Compartilhar:

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Alto, promoveu a palestra-conversa “Enfrentamento à Discriminação e Intolerância às Diversidades”, entre a educadora social Márcia Bastos, SMDS, e o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  da unidade. A palestra debateu o “etarismo” (o preconceito com pessoas de mais idade) com os participantes da Oficina de Pintura em Tecido do CRAS Alto,  na tarde de 17 de abril.

O grupo, formado quase totalmente por mulheres idosas, conversou sobre suas próprias características. “Falamos sobre toda a bagagem pessoal que forma o indivíduo. Como diz a palavra ‘individual’, que muitas vezes foge à regra e padrões estabelecidos pela sociedade”, comentou a coordenadora do CRAS Alto, Adriana Marques.

Debateu-se a insatisfação com o ‘bullying’ e preconceitos em geral. “Todo tipo de discriminação e intolerância é nocivo à evolução da sociedade. Destacamos o  etarismo, que é o preconceito com o idoso. Hoje, com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, precisamos promover uma ‘reeducação’ da sociedade, voltada ao respeito pela pessoa idosa, que ainda é capaz de escolher e exercer várias funções e atividades, resgatando assim o protagonismo sobre sua vida, sua autoestima e qualidade de vida. Nos grupos SCFV, há essa troca de experiências e vivências”, complementou Márcia Bastos.

As oficinas de pintura em tecido do CRAS Alto acontecem todas às terças-feiras, das 14h às 16h, e para se inscrever basta ser de um bairro referenciado pelo equipamento e consultar a disponibilidade de vagas pelo (21) 3641-3019.

Fotos: Divulgação