Resolve RJ: Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico é inaugurada em Teresópolis

Você está visualizando atualmente Resolve RJ: Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico é inaugurada em Teresópolis
Compartilhar:

Um “Poupatempo” para o empreendedor, a inauguração do espaço coloca em evidência o protagonismo do município frente a ações que incentivam e impulsionam a geração de negócios

A parceria entre o Governo Estadual do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Teresópolis trouxe para o município mais um programa de incentivo ao empreendedorismo. Foi inaugurada pelo Governador Cláudio Castro e pelo Prefeito Vinicius Claussen, nesta quarta (30), uma Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico, Resolve – RJ.

Teresópolis é o segundo município do Estado a receber uma agência Resolve-RJ, entre os 12 municípios que ainda receberão. Instalada na Av. Lúcio Meira, 350, Loja 1, no centro da cidade, a unidade funcionará como um “poupatempo” do empreendedor, abrigando órgãos públicos municipais e estaduais que emitem licença para abertura de empresas e auxiliará pequenos empreendedores e grandes empresários a resolver questões referentes aos seus negócios.

Entre as organizações presentes na agência estão: a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin Rio), o Sebrae-RJ, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), o CRC (Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro). Haverá plantões para emissão de licenças do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária).

A iniciativa é mais um passo para a desburocratização de processos de licenciamento, marca do governo do Prefeito Vinicius Claussen. “Para Teresópolis, a Resolve-RJ tem um papel fundamental. Sendo um ‘poupatempo do empreendedor’, vai agilizar os processos para se alcançar a regularização e as licenças necessárias para se abrir um negócio. Todos os Órgãos do Estado estarão reunidos aqui para desburocratizar, dinamitar a burocracia e fazer o Estado crescer novamente” comentou o Prefeito Vinicius Claussen, lembrando outra importante conquista recente que fomenta o desenvolvimento econômico do município, a inclusão de Teresópolis na lei de incentivo fiscal do ICMS.

“É um grande bem para nossa cidade, a redução de 18% para 2% no ICMS da atividade industrial, para todas as empresas já implantadas e as muitas que ainda virão para Teresópolis. É uma grande vitória para nossa cidade, um grande avanço e alegria para todos nós. Onde tem empresa tem emprego, tem renda e tem dignidade”, destacou o Prefeito.

“Essas agências são o nosso grande sonho, porque não dá para ter um Estado desenvolvido se o empreendedor é massacrado e tem que ficar pulando de galho em galho para conseguir uma licença. Junto com as outras agências, vamos mudar essa concepção de que no Rio de Janeiro é difícil empreender. Nós temos que fazer com que o governo pare de ser algo que atrapalhe e de verdade passe a ser algo que ajude. E essas agências vêm com essa ideia, com essa configuração. O que estamos fazendo hoje é voltando a tornar o nosso estado e as cida des, competitivas. Assim criamos um círculo virtuoso, do emprego, da renda e do desenvolvimento, pois é isso que o empresário quer”, ressaltou o Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro.

“Teresópolis recebe hoje, uma máquina de colocar a iniciativa privada de pé, ágil, moderna e desburocratizando empresas. Com missão fazer o Estado do Rio crescer, gerar empregos, gerar renda, mas primeiro respeitando o cidadão e o empresário. E a melhor maneira de respeitar as classes é fazer com que o Estado entregue serviços, de forma competente e ágil. Serão quatorze Agências de Desenvolvimento Econômico para podermos fazer esse Estado continuar crescendo e gerando empregos. Teresópolis recebe o maior presente da Lei que tra nsforma a economia desse município e também, essa Agência e um Condomínio Industrial. Dentro de uma parceria regular, que vai permitir a chegada de novas empresas. Sua instauração é um exemplo de um Estado que respeita e prioriza o empreendedor e o empresário.”, destaca Vinicius Farah, Secretário de Estado de Desenvolvimento e Relações Internacionais.

Lançamento impulsiona iniciativas já existentes no município

“A inauguração da agência em Teresópolis é uma felicidade muito grande para nós que representamos o comércio, para toda a população e principalmente para os comerciantes. Desburocratizar, agilizar as aberturas de empresas, fechamentos, alterações contratuais é um ‘poupatempo’ da pessoa jurídica. Frente a isso, não podemos deixar de agradecer ao Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro e ao Prefeito Vinicius Claussen. Somos a segunda Resolve do Estado do Rio Janeiro e eu tenho certeza de que vai contribuir muito, não s&o acute; para os empresários, mas para toda a população de Teresópolis”, pontuou Igor Edelstein, Presidente do Sincomércio e empresário de Teresópolis.

“A agência vem para assumir o papel catalizador de todas as demandas já existentes dentro do município. Já temos várias iniciativas que acontecem no território, mas penso que a Agência fortalece justamente essa agenda para atender o empresário de modo geral. Ela vai amparar não somente as Micro e Pequenas Empresas, mas também qualquer investidor que queira vir para o município. Então, dentro desse espaço terão outros parceiros, o Sebrae é um deles. Juntos vamos fortalecer uma agenda de capacitação, de merca do e de negócio. Dentro desse contexto, Teresópolis ganha muito com mais com essa agência, porque com ela estamos fortalecendo as iniciativas já existentes no município e revigora o setor de empreendedorismo.”, ressalta Cláudia, Coordenadora Regional do Sebrae da Região Serrana 2.

Na comitiva do Estado, acompanharam a inauguração o Secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar; o Secretário de Cidades, Uruan Cintra; o Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos; o Presidente da Jucerja, Sergio Romay; e Julio Cesar Andrade, Presidente da CODIM- RJ. Além deles, o Vice-prefeito, Dr. Ari Boulanger; o Deputado Federal Hugo Leal; o Deputado Estadual André Correa; Cláudia Pacheco, Coordenadora do Sebrae da Região Serrana 2, além dos vereadores, empresários e convidados.

Fotos: Bruno Nepomuceno