Você está visualizando atualmente ‘RECICLA TERÊ’ – Programa de Coleta Seletiva amplia em 100% o número de bairros atendidos em Teresópolis

Iniciativa representa respeito ao meio ambiente, preservação da natureza e fonte de trabalho e renda para os catadores filiados à associação

Programa Municipal de Coleta Seletiva de Teresópolis, o ‘Recicla Terê’ – Recicle, Reduza, Reutilize, é voltado para a proteção do meio ambiente e geração de trabalho e renda para os catadores filiados à Associação dos Catadores de Teresópolis. Na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, o programa tem obtido grande adesão dos moradores das áreas abrangidas, o que possibilitou a ampliação da iniciativa. A Prefeitura expandiu o número de bairros atendidos pelo ‘Recicla Terê’, que passou de 14 para 31, com rotas do caminhão de coleta, o que representa crescimento de 102%.

Em 2020, eram 11 locais com ecopontos para descarte do material reciclável e atualmente são 18. No início do programa, eram vendidas, mensalmente, 7 toneladas de material reciclável e hoje são 12 toneladas. Além disso, houve aumento do número de catadores incluídos no programa, de 6 para 10, com a meta de chegar a 20, e a renda média mensal de cada um deles subiu de R$ 715 para R$ 1.100.

“O ‘Recicla Terê’ é um programa socioambiental que protege o meio ambiente e gera renda para os filiados à Associação. Em menos de um ano, saímos de 6 para 10 catadores, com a meta de chegar a 20. De 14 bairros atendidos, a rota agora chegará a 31 bairros. A renda média mensal dos catadores também aumentou e todo o valor arrecadado é dividido entre eles”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen, que estava acompanhado de secretários e de subsecretários municipais.

O secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro, e o engenheiro ambiental, Thiago Lima, coordenador do programa, fizeram a apresentação sobre a expansão do Recicla Terê. “Essa ampliação do Recicla Terê em Teresópolis tem uma representação histórica não só para o município, mas para o país. Em agosto deste ano a Política Nacional de Resíduos Sólidos completa 11 anos e muito ainda precisa ser realizado para que seus objetivos e metas sejam atingidos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.

Os novos bairros atendidos são Meudon, Caleme, Araras, N. Srª. de Fátima, Prata dos Aredes, Canoas, Pimenteiras, Quebra Frascos e Taumaturgo. Novos ecopontos foram instalados na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima; na Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra), São Pedro; Praça de Pimenteiras (próximo ao 16º GBM/Corpo de Bombeiros); Quebra Frascos (Entrada do bairro); e na AMAVALE (Associação dos Moradores e Amigos do Vale dos Agriões de Dentro). Em anexo, lista completa dos bairros atendidos.

Os vereadores Amós Laurindo, Érika Marra e Paulinho Nogueira acompanharam a apresentação. Também estiveram presentes o capitão 16º GBM, Pedro Paixão, Paula Moura Gueiros, gerente do SESC Teresópolis, associados da AMAVALE, apoiadores e catadores filiados à Associação.

Recicla Terê – Recicle, Reduza, Reutilize

O Programa Municipal de Coleta Seletiva de Teresópolis – ‘Recicla Terê’, teve reinício no dia 1º de julho de 2020 com uma nova estrutura composta por um galpão próprio e exclusivo para os trabalhos de coleta seletiva, equipamentos novos, como esteira de triagem, prensas, empilhadeira, carrinhos de coleta e de transporte, ecopontos, uniformes e EPIs, além de um caminhão próprio e exclusivo para a coleta seletiva, adquirido devido ao município fazer parte do Programa de Coleta Seletiva Solidária da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

Com o foco no trabalho solidário, a Secretaria de Meio Ambiente organizou um grupo de catadores de materiais recicláveis de Teresópolis, e os reuniu em uma associação de catadores, sendo a eles cedida toda estrutura montada para a implantação da coleta seletiva na cidade.

A gestão municipal trabalha em parceria com os catadores, auxiliando no gerenciamento do programa, como formulação de rotas, distribuição de ecopontos, contatos com compradores, bem como assessorando na rotina diária de coleta, separação e enfardamento dentro do galpão – Centro de Triagem do programa municipal, localizado em Três Córregos, no 2º Distrito.

A coleta seletiva começou atendendo 14 bairros de Teresópolis, tanto no sistema de coleta porta a porta, como pelo sistema de coleta por ecopontos, tendo iniciado com 11 pontos de entrega voluntária de fácil acesso a população, sendo também trabalhada nas duas formas de coleta, a educação ambiental, explicando como funciona o programa, quais tipos de material podem ser enviados e de que forma, já divulgando o dia da semana em que é realizada a coleta naquele respectivo ponto.

Aplicativo ‘Recicla Terê’

Graças a uma parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria M. de Meio Ambiente, com o curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Associação de Catadores de Teresópolis, foi criado, em novembro de 2020, o aplicativo do programa Recicla Terê. A ferramenta tem o objetivo principal de oferecer à população mais informações sobre a separação correta do lixo para facilitar e agilizar a coleta seletiva do município.

O app é de caráter informativo, contendo dados sobre os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), orgânicos, lixo eletrônico, pilhas e baterias e também não recicláveis. O usuário contará com a localização exata dos ecopontos que estão disponíveis na cidade e através do mapa, saber qual é o mais próximo da sua residência ou trabalho. As rotas do caminhão da coleta seletiva também estão disponíveis no aplicativo, com períodos do dia e bairros disponíveis. O aplicativo está disponível para sistema Android, basta digitar Recicla Terê na Play Store. O app está em processo de atualização para inclusão das novas rotas e dos novos ecopontos.

Fotos: Bruno Nepomuceno