Rádios transmissores vão reforçar o trabalho da Guarda Municipal de Teresópolis

Você está visualizando atualmente Rádios transmissores vão reforçar o trabalho da Guarda Municipal de Teresópolis

Prefeito Vinicius Claussen participou da entrega dos aparelhos aos agentes

O Prefeito Vinicius Claussen entregou, nesta quarta-feira, 5, 20 rádios transmissores portáteis e cinco aparelhos móveis para a Guarda Civil Municipal de Teresópolis, vinculada à Secretaria M. de Segurança Pública. Os aparelhos, comprados pela Prefeitura, via licitação, com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal, e atual secretário de estado, Hugo Leal. Os equipamentos vão reforçar o trabalho da GCM ajudando na comunicação entre os agentes, sendo usados pelos guardas em serviço em pontos estratégicos do trânsito do município, pela ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e na Ronda Escolar.

“Agradeço ao deputado federal Hugo Leal pela destinação da emenda para a Segurança Pública de nossa cidade. Graças a esse recurso adquirimos quatro viaturas, uma van para transporte e os rádios transmissores, além de três motos que estão em processo de licitação. São importantes reforços para os agentes da nossa valorosa  Guarda”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen, destacando o trabalho de excelência feito pelos agentes da GCM, inclusive, em operações em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Durante a entrega dos aparelhos, o Prefeito pontuou sobre as conquistas da Segurança Pública Municipal na atual gestão, como o programa municipal do Grupo de Apoio à Mobilidade Urbana (GAMU), a Cia de Operações com Cães K9, referência no estado e reconhecida pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC/PMERJ) e a reforma do DPO do bairro de São Pedro além da vinda do programa estadual ‘Segurança Presente’ para o município. Entre os projetos a serem implementados estão a hierarquização da GCM, já aprovada pela Câmara Municipal, e o auxílio-fardamento para os agentes.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, frisou que os rádios serão fundamentais na comunicação da corporação. “Os aparelhos vão ajudar muito na comunicação dos nossos guardas entre eles e também com a Secretaria de Segurança. Qualquer lugar em que o agente estiver em Teresópolis e também na capital, ele conseguirá fazer contato. Além disso, também poderão se comunicar com as polícias civil e militar. Os rádios vão ajudar bastante no trabalho deles”.

O comandante da GCM, Gil Wellington, destacou: “O WhatsApp já facilita bastante na nossa comunicação, mas,  com os rádios, os guardas vão conseguir fazer contato imediato, tanto na cidade quanto no interior. Por exemplo, nos casos em que o agente de trânsito precisar de reforço para uma ocorrência, poderá fazer esse pedido via rádio, agilizando o atendimento à solicitação. Os equipamentos vão ajudar muito no atendimento à população e também para a segurança dos próprios agentes”, destacou Gil Wellington.

Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência – e longa autonomia da bateria.

Fotos: Bruno Nepomuceno