PROTOCOLO DE ACIONAMENTO DE SIRENES É TEMA DO PROJETO QUARTAS AMBIENTAIS

Compartilhar:

Procedimento faz parte do Plano Verão da Defesa Civil 

A palestra de reativação do Projeto Quartas Ambientais reuniu nesta quarta (31), no Teatro Municipal, na Prefeitura, representantes do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, do Instituto Estadual do Ambiente e da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, membros de conselhos de políticas públicas, voluntários, líderes comunitários e servidores públicos. 

Aberto pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e de Defesa Civil, Raimundo Lopes, o evento teve como palestrante o Coronel Albert de Andrade, Subsecretário de Defesa Civil. Entre os assuntos, foram abordados os sistemas nacional e municipal de Defesa Civil, o Plano Verão 2018-2019 e os critérios para sua ativação. Os protocolos de acionamento das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas no município também foram explicados. 

“Explanamos sobre o que prevê a legislação, falamos sobre as funções dos órgãos internos e externos e demos exemplos práticos de eventos ocorridos recentemente, para mostrar protocolos e procedimentos”, destacou o Coronel Albert, informando sobre o início da reativação dos 25 NUDEC (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) existentes na cidade e que reúnem 474 voluntários “Estamos fazendo um novo trabalho com os voluntários dos núcleos de Defesa Civil, a fim de retomar os treinamentos e nos reaproximar desses colaboradores para atuarmos nesse verão”.  

Quartas Ambientais

Lançado há 9 anos pela Secretaria de Meio Ambiente, o projeto tem como proposta a realização de palestras mensais com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a necessidade da preservação ambiental para a qualidade de vida da população. 

“Precisamos tomar consciência do lugar onde moramos. É muito bom residir numa região de serra, perto da Mata Atlântica e ter um clima maravilhoso. Porém, por sermos moradores de montanhas, isso implica vulnerabilidades e estarmos em ambientes propícios a desabamentos. A população deve tomar consciência disso e viver de forma a estar sempre atenta aos sinais. E o maior serviço da Defesa Civil é esse trabalho preventivo, de ter um sistema de monitoramento e a população ter disciplina para, ao ouvir o sinal da sirene, se prevenir”, assinalou Raimundo Lopes, Secretário de Meio Ambiente. 

A próxima edição do Quartas Ambientais está marcada para o dia 21 de novembro. 

Fotos: Marcelo Rosa