Celebrando o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi realizada no último domingo (8), no Ginásio Poliesportivo Pedrão, a 1ª Expo Mulher 2026.
Com o tema “Ideias que inspiram e negócios que prosperam: mulheres que lideram a força do empreendedorismo feminino”, o evento reuniu mulheres de todas as idades em um ambiente leve, descontraído e muito animado. A iniciativa teve como objetivo valorizar o protagonismo feminino, fortalecer o empoderamento das mulheres e promover oportunidades de desenvolvimento econômico e social no município.
Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a ação contou com o apoio das secretarias municipais de Agricultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, além de importantes parceiros.
O prefeito Leonardo Vasconcellos destacou o sucesso da 1ª Expo Mulher 2026.
“É um prazer muito grande estar aqui hoje, vendo essas exposições maravilhosas de pessoas que têm trabalhado e desenvolvido a nossa cidade. Temos que ter a certeza de que Teresópolis não estaria onde está se não fosse o trabalho de vocês, mulheres, que no dia a dia têm contribuído para o crescimento do nosso município. Quero agradecer a Deus pela oportunidade de, a cada dia, podermos estar mais juntos, caminhando lado a lado e fazendo com que o município cresça. Na pessoa da secretária Kátia, desejo às minhas amigas secretárias e servidoras públicas da Prefeitura, à minha esposa Cláudia, à Dra. Afaf, à minha mãe e a todas as mulheres um feliz dia, com muitas felicidades!”, parabenizou, acompanhado da primeira-dama, Cláudia Vasconcellos.
A programação contou com feira agroecológica e de artesanato, feirão de empregos, apresentações teatrais e musicais, além de diversas ações voltadas à informação, serviços e geração de oportunidades, transformando o dia em uma grande celebração. A proposta foi conectar mulheres empreendedoras, instituições e a comunidade em um ambiente de troca, aprendizado e crescimento.
Para deixar o evento ainda mais animado, foi realizado o Concurso Miss Melhor Idade, no qual alunas da terceira idade da Secretaria de Esporte e Lazer deram um verdadeiro show na passarela, com sua elegância, simpatia e vitalidade. Foram concedidas premiações para o 1º, 2º e 3º lugares.
A 1ª Expo Mulher 2026 foi um dia mais que especial, preparado com muito carinho para reconhecer conquistas, ampliar horizontes e impulsionar novas histórias de sucesso em Teresópolis.“Juntas, celebramos a força feminina, praticamos o respeito e promovemos a igualdade, que é um compromisso diário de todos nós. Foi um evento lindo, no qual as pessoas puderam aproveitar e celebrar com muita alegria. Agradeço a todos os parceiros que contribuíram para tornar essa iniciativa realidade e, em especial, ao prefeito Leonardo Vasconcellos, que luta diariamente pela valorização e pelo fortalecimento das mulheres em nosso município”, comemorou Kátia Borges, secretária municipal dos Direitos da Mulher.
Fotos: Roberto Ferreira.





















