Proposta de rede coletora de esgoto e curso de moda sustentável marcam etapa do projeto de proteção às nascentes e comunidades produtoras de água

Dois importantes temas marcaram o encontro realizado na quarta-feira (22), com moradores do Jardim Serrano, pelo projeto de proteção às nascentes e comunidade produtoras de água. São eles a apresentação do projeto executivo de rede coletora de esgoto e a realização de um curso de moda sustentável.

Reunindo 32 moradores, a reunião aconteceu na Obra Social da Igreja Católica do Jardim Serrano para informar o andamento do projeto e planejar ações continuadas de meio ambiente e de assistência social.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o projeto de proteção às nascentes e comunidade produtoras de água é realizado em parceria com a analista de projetos sociais em Meio Ambiente do SESC Teresópolis, Helena Oliveira, e a Associação de Moradores e Amigos do Quebra Frascos.

Esgoto

Os coordenadores da iniciativa, Tiemi Yoshikawa e Zé Waitz, da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, apresentaram o projeto executivo da rede coletora de esgoto. Eles informaram que a Prefeitura indicou a área da comunidade para a participação no Edital do Comitê Piabanha e da AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). Isso faz parte do Procedimento de Manifestação de Interesse para recebimento de propostas municipais interessadas na execução de projetos e obras de esgotamento sanitário. O resultado deverá ser divulgado ainda em maio.

Curso

Também foi lançado o Curso de Moda Sustentável que será realizado no bairro. A proposta é reaproveitar tecidos e reutilizar outros materiais para confecção de bolsas, fichários, estojos e porta retratos, entre outros artigos, visando a geração de trabalho e renda.

“A destinação inadequada de lixo contamina água, solo, ar e ainda prejudica a saúde humana”, pontuou a analista de projetos sociais em Meio Ambiente, Helena Oliveira. “A reutilização dos materiais ajudará a combater o problema causado pelo lixo no meio ambiente, proporcionando geração de renda”, completou Tiemi Yoshikawa.

O curso será realizado toda quarta-feira, das 17h às 20h, até o final do ano, com 20 moradoras da comunidade. Paralelamente, serão desenvolvidas atividades sensibilizadoras com os filhos das participantes, para que as mães possam aproveitar a oportunidade.