Nota oficial sobre a reunião com os catadores do Fischer

Você está visualizando atualmente Nota oficial sobre a reunião com os catadores do Fischer

Na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, foi realizada uma reunião de acolhimento e esclarecimento entre o Prefeito Vinicius Claussen e a associação de catadores de material reciclável do Fischer. Na reunião, foram apresentados aos presentes as medidas emergenciais a serem adotadas pelo município a fim de que as famílias sofram o menor impacto possível diante dos últimos acontecimentos.

Desde terça-feira, 27 de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem realizando atendimento social especializado para as famílias afetadas, com inclusão ou atualização delas no Cadastro Único Federal, a fim de garantir que aquelas que até então não eram beneficiárias de nenhum programa social, possam ter acesso a eles o mais rápido possível, além da distribuição de cestas básicas, garantindo assim a segurança alimentar de todos os afetados. A Secretaria também está realizando o encaminhamento daqueles que ainda não possuem documentos para que possam ser emitidos pelo Detran o mais rápido possível, para que tenham acesso ao Cadastro Único.

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária também esteve presente e, logo após o fim da reunião, iniciou um mutirão emergencial com a emissão da carteira de trabalho digital e encaminhando os presentes para o atendimento no SINE, garantindo entrevistas de emprego, de acordo com o perfil de cada trabalhador.

A Prefeitura está identificando os benefícios federais e estaduais que possam ser aplicados aos catadores e estuda a possibilidade da criação de um auxílio emergencial com recursos municipais para atendê-los. A gestão está em tratativa com o Ministério Público para ampliar as vagas disponíveis do Programa Operação Trabalho, o POT, a fim de garantir  trabalho e renda neste primeiro momento, e em processo de criação da cooperativa municipal de catadores, para todos os que desejarem continuar atuando na área, possam ter todos os direitos garantidos por lei.

Um novo encontro foi marcado para a próxima terça-feira , 4 de julho, onde a atualização dos andamentos das medidas serão apresentadas aos catadores e o mutirão de entrevistas de emprego com as empresas cadastradas no SINE será realizado.

Fotos: Bruno Nepomuceno