PROGRAMA MANANCIAIS: Prefeitura é parceira do CEIVAP e Comitê Piabanha na promoção de capacitação em Vieira, no interior

Você está visualizando atualmente PROGRAMA MANANCIAIS: Prefeitura é parceira do CEIVAP e Comitê Piabanha na  promoção de capacitação em Vieira, no interior

Atividade acontece de 22 de fevereiro a 2 de março

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é uma parceria do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha na promoção de capacitações temáticas voltadas para a comunidade da microbacia contemplada no Programa Mananciais, que consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes.

Uma das comunidades contempladas no Programa é o bairro de Vieira, localizado no interior do município. As capacitações que serão realizadas iniciam no mês de fevereiro abrangem 4 temáticas: ‘Construção, recuperação e manutenção de estradas rurais sustentáveis’; ‘Boas práticas de produção agrícola (mip, uso conservacionista do solo, economia no uso da água)’; ‘Adequação ambiental de propriedades rurais, manejo agroflorestal e serviços ambientais da microbacia’; e ‘Saneamento rural com ênfase no tratamento de efluentes domésticos e da produção agrícola’.

Realizados na Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Viera (COOPIVIEIRA), os primeiros cursos, que são teóricos/práticos, com dias de campo e visita técnica, abordarão as seguintes temáticas.

‘Construção, recuperação e manutenção de estradas rurais sustentáveis’, que acontece nos dias 22 (quinta) e 23 (sexta), das 8h às 17h, com 20 vagas disponíveis. Esse curso visa garantir a trafegabilidade e mitigar os processos erosivos, tendo em vista o apoio aos serviços ambientais hídricos nas microbacias beneficiadas pelo Programa Mananciais. O objetivo é conscientizar a comunidade e técnicos que atuam na área sobre a importância da manutenção adequada das vias, visando melhorias significativas no acesso e na preservação ambiental.

‘Boas práticas de produção agrícola (mip, uso conservacionista do solo, economia no uso da água)’, que acontece nos dias 29 (quinta) e 01 de março (sexta), das 17h às 21h, e no dia 2 de março (sábado), das 8h às 17h, ambos com 20 vagas disponíveis. Esse curso visa promover técnicas sustentáveis e eficientes com ferramentas e conhecimentos que permitam enfrentar desafios como o controle de pragas, a conservação do solo e a gestão eficiente dos recursos hídricos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região.

Aos interessados, a inscrição é feita através do link https://forms.gle/uQhSBwhrPjxccZ9h7. Para mais informações ou em caso de dúvida, entre em contato pelo número (27) 997821071.