Prevenção na Folia: Granja Guarani recebe ação de Saúde nesta sexta, 1º de março

Nesta semana, testes de sífilis, hepatite e de HIV e vacinação foram realizados em Araras e Fonte Santa

O Posto de Saúde da Família da Granja Guarani realiza nesta sexta-feira (1º de março), a campanha de alerta sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), com foco no Carnaval. A ação de Saúde vai acontecer das 9h às 16h.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com o tema ‘O Carnaval está aí, e com ele a responsabilidade também’, a iniciativa tem como objetivo a conscientização, aproveitando a proximidade da folia, investindo na prevenção.

Durante a campanha haverá aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas contra Hepatite B e HPV. Além disso, também serão realizados testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Esses testes são gratuitos, seguros e sigilosos. Eles garantem que tanto quem faz, quanto as pessoas com as quais este se relaciona, fiquem protegidos.

População adere à campanha

Na última terça-feira (26), a ação aconteceu no PSF da Fonte Santa. Durante a campanha, houve orientações quanto às IST’s, distribuição de 244 preservativos masculinos, além da realização de 31 testes rápidos, 41 aferições de pressão arterial e 35 medições de glicemia capilar, para verificar o nível de açúcar no sangue.

Já na quarta (27), o PSF de Araras, em parceria com o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), por meio dos alunos de Medicina e de Enfermagem, realizou 1 teste rápido, 22 aferições de pressão arterial, 11 medições de glicemia capilar, além da distribuição de preservativos e orientações sobre IST’s, com a participação de alguns alunos do Centro Educacional Helena de Paula Tavares, da rede municipal de ensino.

Vacinação e distribuição de preservativos

Existem dois tipos de vacina contra o HPV: a quadrivalente, recomendada para meninos e meninas entre 9 e 26 anos de idade, e a bivalente, para meninas e mulheres a partir dos 10 anos de idade. Todos os indivíduos nesta faixa etária devem receber a vacina.

Além disso, a Secretaria de Saúde, juntamente com o Ministério da Saúde, faz parte da campanha ‘Deixe a camisinha entrar na festa’. Durante o Carnaval, haverá pontos de distribuição de preservativos e de material educativo nos locais de festa e de concentração de pessoas, bem como em hotéis e pousadas da cidade.