Presente em Teresópolis desde 2022, IFRJ terá campus no Município

Você está visualizando atualmente Presente em Teresópolis desde 2022, IFRJ terá campus no Município

Anúncio foi feito pelo Presidente Lula

O Prefeito Vinicius Claussen está comemorando a promessa feita pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que vai construir em Teresópolis um campus do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro). A renomada instituição de ensino está presente no Município desde julho de 2022, quando Vinicius Claussen assinou acordo de cooperação técnica, ampliando a oferta de educação pública gratuita e de qualidade para a população.

Lula fez o anúncio nesta terça-feira, 06, durante discurso no evento de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Magé, quando prometeu recuperar a indústria naval e ampliar os investimentos no Rio de Janeiro. Magé, São Gonçalo, Cidade de Deus e Complexo do Alemão também ganharão polos do IFRJ.

“Fazer com que os jovens não tenham que se deslocar para outras cidades para estudar e criar vagas em universidades públicas sempre foi uma das prioridades da nossa gestão. O campus do IFRJ se juntará à UERJ e ao nosso POLO CEDERJ, garantindo um novo futuro para o nosso município”, pontua o Prefeito Vinicius Claussen, agradecendo ao Secretário Especial de Assuntos Federativos, Andre Ceciliano, ao Reitor do Instituto, Rafael Barreto Almada, e ao Vereador Diego Barbosa pela conquista.

O Instituto
Criado em 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é uma instituição de ensino que oferece cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos de Nível Médio, de Graduação Superior de Tecnologia, de Pós-Graduação e de Extensão, todos gratuitos e para todas as idades. É formado pela reitoria e possui campus em 15 municípios fluminenses.

Qualquer pessoa pode se candidatar aos processos seletivos que são abertos para cada curso, desde que cumpra os requisitos exigidos para cada nível de ensino e para cada edital. O ingresso aos cursos de graduação do IFRJ acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU/MEC), com base na nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); pelos processos seletivos de transferência externa e reingresso; e por manutenção de vínculo.

Em Teresópolis, os cursos gratuitos de Balconista de Farmácia, Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual são realizados na Casa do Trabalhador, no bairro de São Pedro, com vagas anunciadas por meio de edital.