PREFEITURA REESTRUTURA NÚCLEOS DE DEFESA CIVIL

Encontro em comunidades busca conscientizar moradores de áreas de risco

O subsecretário de Defesa Civil, coronel Albert de Andrade, se reuniu nesta quinta-feira (8), com moradores do Caleme para tratar da reestruturação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do bairro. O encontro aconteceu na Escola Municipal José Gonçalves da Silva.

“A Defesa Civil está realizando, neste período de pré-verão, encontros com as comunidades que possuem os núcleos e também com aquelas que ainda não têm, justamente para aumentar a conscientização dos moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso do acionamento das sirenes. Já estivemos no Vale da Revolta, Pimentel, Rosário, Perpétuo e hoje, no Caleme. Este projeto é muito importante por tornar a população mais atenta e preparada para agir em caso de desastres naturais”, declarou o coronel Albert.

Os Nudecs são unidades formadas por grupos comunitários, que participam de atividades de defesa civil como voluntários. O programa tem o objetivo de organizar e preparar a comunidade para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Uma das atribuições desses voluntários é encaminhar os moradores de áreas de risco até os pontos de apoio dentro da comunidade, que são os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências relacionadas a temporais.

Para Lucinéia da Silva, integrante do Nudec/Caleme há 7 anos, o encontro demonstra a preocupação do governo com a população. “Acho muito legal e importante a gente poder ajudar as pessoas que estão próximas, fazer algo de bom e importante pra sua comunidade. É uma satisfação”, comentou a voluntária.

Atualmente, Teresópolis conta com 25 Nudecs, na cidade e no interior, e mais de 800 pessoas treinadas. Dessas, 474 formam os núcleos comunitários.

Texto- Gisele Barreto
Foto – Jorge Maravilha