Cerca de 500 funcionários das creches e centros infantis municipais participaram do treinamento
Cerca de 500 profissionais da Educação Infantil participaram nesta terça-feira (23/9), no Clube Comary, da capacitação sobre noções básicas de primeiros socorros. A ação educativa é promovida em parceria com o SAMU Teresópolis e o Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado à Secretaria M. de Saúde. O projeto tem o objetivo geral de transmitir noções básicas de primeiros socorros, visando garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no meio escolar.
Entre as metas da iniciativa estão a capacitação para que os participantes reconheçam situações de risco à vida; consigam identificar as condições do paciente; saibam a técnica necessária para o atendimento; e entendam a importância das noções básicas de primeiros socorros no ambiente escolar.
“Estamos oferecendo essa capacitação para toda a nossa equipe da Educação Infantil. Uma parceria muito valiosa com o SAMU e a Secretaria de Saúde, esse é o primeiro momento com informações mais genéricas. Também serão feitas ações mais aprofundadas em cada unidade. Nosso objetivo é que todos da equipe escolar saibam quais medidas tomar para garantir a segurança do socorro caso aconteça alguma intercorrência nas nossas creches, CMEIs e escolas.”, explicou a secretária de Educação, Carla Rabello.
A coordenadora do PSE, Valéria Machado, também enfatizou sobre a importância da capacitação. “Esse treinamento começou em outubro de 2022, nas escolas da área rural, e agora estamos dando continuidade. Os profissionais treinados serão multiplicadores tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar”, frisou a coordenadora.
Luciano Fernandes, coordenador do SAMU Teresópolis, destacou: “O SAMU já vinha fazendo esse treinamento, cumprindo a Lei Federal 13.722, que é a Lei Lucas. Há quatro meses, conforme orientação do Prefeito Leonardo, retomamos esse trabalho nas escolas. Essa é uma missão do SAMU que realizamos com todo empenho, sempre com o objetivo de salvar vidas!”. A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro Paulo Carreiro e o condutor socorrista Rodrigo Falcão.
Primeiros Socorros
Os socorros de urgência, como os primeiros socorros, são medidas iniciais e imediatas aplicadas a uma vítima de acidente ou mal súbito fora das unidades de saúde. O principal objetivo é aumentar as chances de vida do paciente e diminuir o risco de sequelas.
O projeto tem como meta capacitar de forma teórico-prática os profissionais das unidades públicas do município, instruindo quanto à identificação e resolução de situações de parada cardiorrespiratória e primeiros socorros de forma correta, tanto no ambiente escolar como em qualquer outro cenário, contribuindo para evitar, assim, óbitos e danos resultantes desses episódios.
Durante o treinamento, são passadas instruções para atuação diante de acidentes que ocorrem em espaços escolares, dentre os quais quedas, convulsões, engasgamentos, queimaduras, cortes, hemorragias, entorses, fraturas, intoxicação e parada cardiorrespiratória.
A meta é que o participante esteja apto a reconhecer e tratar as principais situações de emergência de engasgo e agir de imediato diante dessa situação, identificação precoce de uma parada cardiorrespiratória e, em caso de necessidade, realizar Suporte Básico de Vida. Entre as habilidades, deverá ser capaz de realizar o acionamento do Serviço de Emergência de forma sucinta e eficaz, realizar a manobra de Heimlich, manobras de reanimação cardiorrespiratória e proteger o paciente em caso de convulsões ou traumas.
Fotos: Jonathan Martins