Você está visualizando atualmente Prefeitura, PRF, vereadores, líderes comunitários e comerciantes debatem mudanças no trânsito na Barra do Imbuí

Representantes da Prefeitura de Teresópolis, da PRF (Polícia Rodoviária Federal), vereadores, líderes comunitários e comerciantes se reuniram nesta terça-feira, 27, no Teatro Municipal, para debater sobre as mudanças no trânsito na Barra do Imbuí. Durante o encontro, foi apresentado um relatório feito pela 4ª Delegacia da PRF com propostas para melhorar a segurança e o fluxo viário nas ruas do entorno da BR-495, que começa na Barra do Imbuí, passando por bairros adjacentes, como Quinta da Barra, Paineiras, Jardim Féo e Espanhol, seguindo pelo Quebra Frascos e Estrada Teresópolis-Itaipava.

Estiveram presentes os inspetores Marcelo Monteiro e Eduardo Cecílio, da 4ª Delegacia da PRF, os secretários Marcos Antonio da Luz (Segurança Pública), Lucas Guimarães (Trabalho, Emprego e Economia Solidária), e Elizabeth Mazzi (Turismo), o comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Teresópolis, Elizabeth Barbosa, e os vereadores André do Gás, Paulinho Nogueira, Teco Despachante, Dudu do Resgate, Marcos Rangel e Amós Laurindo.

O inspetor da PRF Marcelo Monteiro, chefe da 4ª Delegacia, apresentou as melhorias executadas pelo DNIT na Rodovia, que passou a ter km 0 no início da Avenida Presidente Roosevelt, na altura do Posto Bibi, passando por toda a extensão da avenida, na Barra do Imbuí e seguindo pela estrada BR-495. Entre os trabalhos realizados, melhoria da sinalização horizontal e vertical e da iluminação da rodovia, assim como a instalação de tela protetora no Corte da Barra para evitar queda de rocha e vegetação na via. Além disso, já estão sendo instaladas placas de sinalização para orientação dos motoristas sobre diversas leis de trânsito a serem respeitadas, visando a ordem, a segurança e fluxo viário.

Em seguida, o inspetor Cecílio apresentou o relatório elaborado pela 4ª Delegacia sobre o funcionamento do trânsito na rodovia e também nas principais vias do entorno. Cecílio explicou que foi feito um estudo durante sete meses, em horários e dias alternados, para levantamento do maior número de dados possível e com melhor precisão.

Entre as propostas da PRF estão a mudança de alguns pontos de ônibus para trechos mais adequados, assim como a instalação de novos pontos e faixas de pedestres; criação de locais de carga e descarga de mercadorias conforme legislação vigente; e construção de recuo em frente a escolas e posto de saúde; etc. Todas as propostas serão analisadas pela Prefeitura e discutidas com todos os envolvidos, como a viação que presta serviços de transporte público na cidade, comerciantes e moradores, além do acompanhamento do Legislativo.

Durante o encontro foram debatidas questões como o fluxo de trânsito na Ponte do Féo, que passou a ser mão única, no sentido de quem entra no Jardim Féo. Para sair, o fluxo segue pela Quinta da Barra. A PRF afirmou que a decisão foi tomada com o objetivo de melhorar o fluxo, entretanto, está aberta ao diálogo com os moradores para novas adequações, se necessário.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, destacou que as demandas dos moradores pontuadas na reunião serão levadas por ele à Viação Dedo de Deus para que possam ser analisadas e a população atendida da melhor forma. Além disso, Da Luz ressaltou que o Prefeito Vinicius Claussen e as secretarias municipais estão atentos às mudanças propostas e que as mesmas serão estudadas pela equipe da Prefeitura.

Localizada na Av. Presidente Roosevelt, a 4ª Delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a subunidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) foram inauguradas em julho de 2020, com a presença do Prefeito Vinicius Claussen, secretários municipais e vereadores, entre outras autoridades. A Delegacia da PRF e o DNIT são responsáveis pela BR-495, rodovia que liga Teresópolis a Itaipava.