Você está visualizando atualmente Prefeitura disponibiliza mais uma Central de Atendimento aos usuários do Estacionamento Rotativo

Unidade fica na Praça Olímpica, na Várzea, e funciona de segunda a sábado

A Prefeitura de Teresópolis acaba de disponibilizar mais um Ponto de Venda (PDV) para atendimento aos usuários do sistema de estacionamento rotativo do município. A unidade, anexa à base do programa estadual ‘Segurança Presente’, na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro da cidade, funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 18h30.

O pagamento da tarifa para uso das vagas do Estacionamento Rotativo pode ser feito com cartão de crédito/débito, dinheiro ou PIX nas centrais de atendimento (PDV), localizados na Rodoviária (loja 23) ou na Praça Olímpica. Nos parquímetros instalados em pontos estratégicos e pelo aplicativo DigiPare, é possível fazer o pagamento com cartão de crédito ou débito e no PIX.

No Ponto de Venda, com o auxílio de um funcionário, o motorista paga pela quantidade contratada de horas que deseja. O aparelho PDV registra o pagamento da tarifa no sistema e compartilha online essa informação, tanto com o veículo da fiscalização quanto com os monitores que circulam pelas ruas com vagas demarcadas. Assim, não precisa de comprovante no para-brisa do veículo.

Ressaltando que, de acordo com o Decreto Municipal que regulariza o Estacionamento Rotativo em Teresópolis, constitui infração estacionar em uma vaga sem emissão do bilhete, razão pela qual é cobrada uma TPU, no valor de uma diária (R$ 25,00) a ser paga em até dois dias úteis, sob pena de multa no valor de R$ 195,23 e menos 5 pontos na CNH.

Benefícios do Novo Estacionamento Rotativo

Além de custear o Novo Promaj, programa do primeiro emprego para jovens de 14 a 22 anos de famílias em vulnerabilidade social, o estacionamento rotativo traz outros benefícios diretos para o município, entre eles, a melhora no ordenamento da cidade, a democratização das vagas para que mais pessoas tenham acesso, com aumento do número das vagas para as pessoas com deficiência e idosos e a garantia da gratuidade e tolerância de 2h40 para este público. Motociclistas, que devem estacionar exclusivamente em áreas previamente demarcadas e, nestes locais, também não pagam tarifa.

Os idosos que ainda não possuem credencial podem fazer o cadastro de forma online, por meio do Portal de Serviços SENATRAN (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/usuario/credencial-estacionamento) ou pessoalmente na Secretaria M. de Segurança Pública (Av. Lúcio Meira, 375 1º piso Várzea / antigo Fórum), de segunda a sexta, das 9h às 18h. A pessoa com deficiência que ainda não possui cadastro, também deve comparecer à Secretaria de Segurança Pública. Para mais informações, [email protected] ou (21) 3642-8205.

A Prefeitura destaca ainda que os moradores de Teresópolis que residem em imóveis sem estacionamento, mediante cadastro, para vagas até 500 metros na mesma rua dos seus domicílios, limitado a um veículo por residência, estão isentos do pagamento da tarifa. Para se cadastrar, o usuário deve acessar o Protocolo Digital (https://www.teresopolis.rj.gov.br/novopromaj/rotativo/) ou pessoalmente no Protocolo Geral, localizado no 1º piso da Prefeitura.

Além disso, os moradores do município que possuem veículo com placa de Teresópolis têm desconto de 30% na tarifa de estacionamento na Zona Comercial do Município. Assim, o valor de R$ 2,50/hora no período das 8h30 às 18h30, de segunda a sábado, para os moradores de Teresópolis é de R$ 1,75/hora.

A Prefeitura pontua ainda que o período mínimo é de meia hora, com cobrança fracionada e que todas as vagas têm tolerância de cobrança de 15 minutos. A partir daí, é cobrado o valor estabelecido por lei para a respectiva zona de cobrança de tarifa. Destacando que tem direito à tolerância de 15 minutos o usuário que fizer check-in no aplicativo.