Prefeitura de Teresópolis promove formatura da 1ª turma do ‘Geração TerêTec’

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis promove formatura da 1ª turma do ‘Geração TerêTec’

Na ocasião, foi lançado o 2º curso do programa, voltado para Programação em Java

A cerimônia de formatura dos 25 alunos da primeira turma do curso ‘Lógica da Programação’, integrante do programa municipal ‘Geração TerêTec’ aconteceu nesta terça-feira, 9, no Teatro Municipal, na Prefeitura de Teresópolis. A formatura contou com palestra sobre o ‘Web Summit Rio’, maior evento de tecnologia do mundo, e o seu impacto no ecossistema do Rio de Janeiro; e o lançamento do curso ‘Programação em Java’, segunda capacitação oferecida pelo ‘Geração TerêTec’. As inscrições para o curso podem ser feitas até o próximo dia 22, por meio do site www.teresopolis.rj.gov.br/teretec.

”Como fico feliz em ver nossos jovens se aperfeiçoando em áreas da tecnologia. O ‘Geração TerêTec’ reforça o compromisso em gerar mais oportunidades de emprego e qualificação para a população. Ele se junta aos outros projetos de capacitação e qualificação lançados pela nossa gestão. Nosso objetivo é atender a demanda crescente do setor de TI em nossa cidade e ter mão de obra qualificada para atuar nas empresas e em empreendimentos que estão por vir. ”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prefeito agradeceu as presenças do diretor regional do Senac-RJ, Sérgio Ribeiro, e do diretor de Operações Compartilhadas da instituição, Pedro Teixeira, do presidente do Sincomércio Teresópolis, Igor Edelstein, e do vereador Paulinho Nogueira. “Ficamos muito satisfeitos em ver o investimento do setor público na qualificação dos trabalhadores. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa e aos alunos que se dedicaram e hoje recebem o certificado de conclusão do curso”, comentou Sérgio Ribeiro.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, pontuou que 2023 é um ano muito especial pela consolidação de diversas políticas públicas de Ciência e Tecnologia no município, lembrando que, desde o início da gestão, o Prefeito Vinicius Claussen investiu nas ações de incentivo à Ciência e Tecnologia.

“A gente tem a consolidação desses projetos que incluem a transformação digital na Prefeitura, até a consolidação da política de estímulo ao conhecimento, como o Polo Cederj que está em seu 3º ano, oferecendo cursos públicos de Pedagogia e de Geografia aqui em Teresópolis. No eixo de fomento, estamos indo para o 2º ano do edital de inovação, injetando recursos para incentivar a inovação, o InovaTerê”, enfatizou Vinicius Oberg, pontuando que o ‘Geração TerêTec’ faz parte do eixo de conhecimento “O setor de TI tem uma renda, em média, 3 vezes que os demais setores, então é um segmento com grande potencial de vagas de emprego e também de aumentar a renda. Parabéns a todos os formandos!”, destacou o secretário.

A gerente de Operações do Senac RJ, Marivane Curvello, palestrou sobre a participação do Senac na Web Summit Rio, evento do qual a instituição se destacou como a segunda marca mais lembrada. Marivane também ressaltou a importância da iniciativa na vida profissional. “O mercado de TI tem infinitas possibilidades e estamos investindo na formação dos trabalhadores para que ocupem esses espaços. A Prefeitura de Teresópolis está abrindo uma porta para todos vocês, formandos. Aproveitem a oportunidade”, comentou a gerente de Operações.

Fabiano Correa, aluno do curso de Lógica da Programação, viu no curso mais uma oportunidade de capacitação. “É uma boa oportunidade porque o curso agregou conhecimento à graduação que estou cursando, de Engenharia de Software. A área de tecnologia vem crescendo muito, oferecendo bastante emprego. Todo conhecimento é muito bem-vindo!”.

Com certificação do Senac RJ, o curso ‘Lógica da Programação’ propiciou ao aluno as competências necessárias para criação de algoritmos no desenvolvimento de soluções utilizando a lógica de programação. Com duração de 3 meses, a capacitação contou com o Java Script moderno (Node.JS) nas aulas, uma das linguagens de programação mais difundidas em todo mundo.

Programa Geração TerêTec

Os cursos oferecidos no programa de formação profissional tecnológica ‘Geração TerêTec’ possibilitam ao aluno a construção personalizada de seu projeto educativo e de vida. Em formato inédito, o programa funciona como um hub de aprendizado em profissões digitais e tem como objetivo capacitar e formar jovens para o mercado de trabalho, com foco na empregabilidade e na geração de renda. Para saber mais sobre o programa, acesse: www.teresopolis.rj.gov.br/teretec.

Fotos: Bruno Nepomuceno