Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis prepara implantação da “Sala Lilás”, serviço humanizado para mulheres vítimas de violência

Ponto de atendimento será inaugurado em breve

A Prefeitura Municipal de Teresópolis realizou na última quarta-feira (1), um encontro para discutir a criação da “Sala Lilás”, serviço que atende a população feminina vítima de violência. A reunião envolveu as secretarias municipais de Saúde, Direitos da Mulher, Coordenação da Polícia Civil e Unifeso.

Para garantir tratamento humanizado durante o processo de Corpo de Delito, a chamada “Sala Lilás” será instalada na sede da antiga Delegacia de Polícia (Alto) com atendimento durante todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo. Foi esta a pauta em discussão na sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos.

“Agradecemos imensamente ao Prefeito Vinícius Claussen pela sensibilidade de colocar este equipamento tão importante em nossa cidade, em um momento delicado para as mulheres e jovens vítimas de violência”, disse a Secretária de Saúde Clarissa Rippel.

Previsto para inaugurar em breve, o serviço vai de encontro à Lei Maria da Penha (nº11.340/2006). No local, as mulheres terão assistência de equipe formada por enfermeiros, além de estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Unifeso.

“Com a Sala Lilás toda a população que sofre de abusos sexuais pode ser acolhida por equipe altamente capacitada no trato a este tipo de situação”, explicou a Secretária de Direitos da Mulher, Margareth Rosi.

Além da Unifeso, o projeto também conta com apoio do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).