Prefeitura de Teresópolis firma acordo de cooperação com a Universidade Estácio de Sá para a restauração da Casa da Memória Arthur Dalmasso

No momento, você está visualizando Prefeitura de Teresópolis firma acordo de cooperação com a Universidade Estácio de Sá para a restauração da Casa da Memória Arthur Dalmasso
Assinatura do acordo de cooperação com a Universidade Estácio de Sá para futura restauração da Casa da Memória
Compartilhar:

Em breve, terá inicio um levantamento técnico para guiar o projeto da restauração do prédio da Casa da Memória Arthur Dalmasso. Um acordo de cooperação com este objetivo foi assinado nesta quarta-feira, 14/05, pelo Prefeito Leonardo Vasconcellos. Sem custos para a Prefeitura, o trabalho será executado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da  Universidade Estácio de Sá (Unesa-Teresópolis).

Tombado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) e vinculado à Secretaria de Cultura, o imóvel, que abriga exposições, mostras temáticas e o Departamento de Patrimônio Histórico do Município, está com áreas interditadas para circulação de visitantes no 2º piso e nas partes frontal e lateral devido às condições precárias do madeiramento da varanda e da estrutura que circunda o elevador de acessibilidade.

“Vamos contar com a experiência de conceituados profissionais da Estácio na elaboração desse mapeamento. Buscaremos recursos para a futura restauração desse equipamento, que é fundamental para a preservação da memória do município”, destacou o Prefeito Leonardo Vasconcellos.

O estudo envolve o levantamento histórico e físico do prédio; laudo de engenharia da varanda do 2º piso, que se encontra ancorada; registro cadastral arquitetônico, com plantas baixas, cortes e elevações; mapeamento de danos e entrega do caderno memorial.

“O material produzido pela Estácio servirá de base para a elaboração do projeto de restauro a ser licitado pela Prefeitura, pois indicará minuciosamente todos os pontos da recuperação do prédio. É o pontapé para a recuperação da Casa, um presente da Universidade para Teresópolis”, pontuou Wanderley Peres, secretário municipal de Cultura.

Para a gestora da Unesa-Teresópolis, é uma alegria colaborar com tão importante iniciativa. “É o primeiro prefeito que abre as portas para essa atuação em conjunto. Feliz a cidade que tem uma Universidade atuante. Estamos empolgados, professores e alunos, para fazer parte dessa história”, concluiu Simone Amaral, acompanhada da coordenadora do curso de Arquitetura, professora Ecléa Morais, da coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, professora Izabella Barreto, e da aluna Hellena Soares.

Fotos: Jorge Maravilha