Representantes da empresa estatal CIRC irão participar da construção e equipação do hospital, que será modelo para todo o Brasil
Na manhã desta terça-feira, 27 de maio, a Prefeitura Municipal de Teresópolis recebeu a delegação da República Popular da China, representada pela empresa estatal China Isotope & Radiation Corporation (CIRC) para a assinatura do termo de cooperação internacional para a construção do Hospital Público Municipal. A empresa, que também já iniciou tratativas com o Governo Federal e do Estado do Rio de Janeiro, pretende fazer do Hospital de Teresópolis uma referência em saúde pública de qualidade para todo o Brasil.
A Comitiva, composta pelo Diretor Geral da CIRC, Zhang Yiming, pelos Gerentes Comerciais do Departamento de Marketing Internacional da CIRC, Chen Yuashuai (Cláudio) e Cheng Xiaoyu, foi recebida pelo Prefeito Leonardo Vasconcelos, pela Vice-Prefeita Afaf Ribeiro, pelo Secretário Municipal de Governo e Coordenação André Muniz, pelo Secretário Municipal de Saúde Fábio Gallote, pelo Procurador Geral do Município Dr. Geraldo Menezes de Almeida e pelo Vereador Dr. Amorim, representando a Câmara Municipal. Durante a reunião, além da assinatura do termo de Cooperação e da apresentação formal da CIRC para os presentes, as autoridades chinesas e teresopolitanas trocaram presentes, em uma demonstração de respeito e amizade entre as partes.
O Prefeito Leonardo Vasconcellos externou a felicidade em dar mais um importante passo para a construção do Hospital Público Municipal : “Teresópolis é uma das 20 cidades mais importantes do Estado e uma das principais cidades do país na formação de médicos e ainda assim não temos um hospital público para atender à nossa população. Por isso, nós precisamos traçar essa parceria, essa irmandade, para concretizar o sonho perfeito: unir a força da China enquanto nação com a nossa força de vontade e de mão de obra, para exercer, de fato, o que todos os países querem, que é cuidar plenamente da sua população.”
“Teresópolis tem vocação para a inovação e para a qualidade de vida, e esses são dois dos principais pilares da atual gestão. Buscamos, cada vez mais, que Teresópolis seja referência nacional em qualidade de vida e esses dois fatores, que nos conectam diretamente com a China, nos entusiasmam muito e nos dão a certeza de que essa colaboração será exitosa para ambas as partes envolvidas.” Declarou o Secretário de Governo e Coordenação, André Muniz.
Após a assinatura oficial, a comitiva realizou visita técnica ao local onde será construído o Hospital Municipal, localizado na Avenida Alberto Torres, em terreno desapropriado pela prefeitura. Além da visita, também foi realizado um ato simbólico de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Teresópolis e governo Chines, com a presença da imprensa, vereadores e população.
“Sabemos da importância de Teresópolis para o Estado do Rio e estamos muito felizes em participar dessa construção por uma saúde pública de qualidade, para que a população não precise mais procurar outro município para ter acesso a serviços que podem ser oferecidos aqui. Estamos realizando também tratativas com o Governo Federal e com o Governo do Estado, mas o Hospital Público Municipal de Teresópolis será o primeiro do país a contar com toda a tecnologia que a CIRC oferece para mais de 50 países em todo o mundo.” Declarou Zhang Yiming, Diretor Geral da CIRC.
O projeto do Hospital Municipal de Teresópolis contempla, inicialmente, um prédio de até oito andares com 120 leitos, CTI, CTI pediátrico, setor de pediatria, emergência, centro cirúrgico de alta complexidade e setor oncológico.
CIRC e os serviços de saúde pelo mundo
A CIRC – China Isotope & Radiation Corporation, é uma holding subsidiária da China National Nuclear Corporation (CNNC) e maior empresa nuclear de pesquisa e desenvolvimento, fabricação, distribuição e serviço de produtos nucleares na China. Administrada pelo Governo Chines, a empresa estatal exportou nos últimos anos sete categorias de produtos para mais de 50 países, e seu portfólio inclui produtos e serviços para medicina nuclear, equipamentos hospitalares, dispositivos de radiação, além de diagnósticos e terapias com radioisótopos, amplamente empregados no tratamento de diversos tipos de câncer.
Fotos: Jeferson Hermida, Jonathan Martins e Jorge Maravilha.