Prefeitura de Teresópolis e Consulado Italiano promovem eventos pelo bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis e Consulado Italiano promovem eventos pelo bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina
Compartilhar:

Lançamento de livro e inauguração de exposição e de busto movimentam a cidade e o Rio de Janeiro 

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro promovem, nos dias 14 e 16 de março, uma série de eventos para homenagear o bicentenário do nascimento da Imperatriz Teresa Cristina. A programação inclui a apresentação de um livro infantil, a inauguração de uma exposição e a inauguração de um busto-monumento da chamada ‘mãe dos brasileiros’.

“Vamos marcar o bicentenário da Imperatriz, nascida na Itália e que inspirou o nome do nosso município, com eventos que valorizam a sua importante contribuição cultural para o Brasil. Teresópolis iniciou esse resgate em 2018 e em 2019 criamos a Medalha Imperatriz Teresa Cristina para homenagear as pessoas que prestam relevantes serviços ao município. Em 2021, nos aliamos ao Consulado Italiano para ampliar o alcance dos eventos comemorativos. Nada mais justo para o município que abriga uma das mais antigas e numerosas comunidades italianas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

“A Imperatriz Teresa Cristina fomentou os laços culturais entre Itália e Brasil, que agora estão cada vez mais consolidados. Ele possibilitou a imigração de inúmeros italianos para o território brasileiro e, graças ao seu apurado apreço pelas artes, contribuiu significativamente para a formação da identidade cultural brasileira e para o desenvolvimento das relações entre Itália e Brasil. Sem mencionar suas importantes contribuições para os estudos de arqueologia ao redor do mundo, particularmente na Itália. Daí a importância de celebrar a sua memória e o legado que deixou”, sublinha o Cônsul Geral Paolo Miraglia del Giudice.

Programação no Rio de Janeiro

As comemorações terão início no dia 14 de março, aniversário da Imperatriz. Pela manhã haverá a inauguração de um busto-monumento de Teresa Cristina, assinado pelo conhecido artista ítalo-brasileiro Gianguido Bonfanti. A obra será instalada na Praça Itália, localizada no cruzamento da Avenida Beira-Mar com a Avenida Presidente Antônio Carlos, no centro do Rio, que está passando por um processo de revitalização, promovido pelo Consulado, em colaboração com a Prefeitura do Rio. A Praça Itália já abrigou um busto de bronze da Imperatriz Teresa Cristina. A escultura, no entanto, foi roubada em janeiro de 2019 e nunca foi recuperada.

Na noite de 14 de março, será inaugurada a exposição “Teresa Cristina em Construção” no Palácio Tiradentes, sítio histórico da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), também no centro do Rio, e que ficará aberta ao público até 8 de abril. Durante a exposição, os visitantes poderão admirar os figurinos e parte da cenografia da novela “Nos Tempos do Imperador”, fornecida pela TV Globo, e conhecer a atuação da Imperatriz no campo da arqueologia.

Dando continuidade às comemorações do bicentenário da imperatriz, será lançado no dia 16 de março o livro infantil ilustrado “A Cidade de Teresa”, assinado pela professora Ana Maria de Andrade, com textos em português e italiano. O lançamento será no Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho, em Vaz Lobo, Zona Norte da capital fluminense. É a primeira escola pública ítalo-brasileira bilíngue e bicultural do Estado do Rio de Janeiro, fruto de uma parceria entre o Consulado Geral da Itália, a Secretaria de Educação Pública e o Departamento de Italiano da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

“Com estes eventos celebramos não só a memória da Imperatriz, mas também as relações e profundos laços históricos e culturais entre Itália e Brasil”, pontua o Cônsul Geral, Paolo Miraglia del Giudice.

Sarau em Teresópolis

No dia 16 de março, a Secretaria Municipal de Cultura realiza o Sarau Histórico Cultural ‘Teresópolis, Cidade de Teresa’, às 19h, no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura, na Várzea. Exposição, música, palestra, dança e homenagem à Colônia Italiana fazem parte da programação. Haverá ainda o lançamento do livro infantil ilustrado “A Cidade de Teresa”, assinado pela professora Ana Maria de Andrade, com textos em português e italiano.

“A primeira edição do Sarau Histórico Cultural aconteceu em 2018, para resgatar a memória de uma época que faz parte da história de Teresópolis e despertar um sentimento de pertencimento na população. Também promovemos a exposição ‘As Faces de Teresa’, mostrando um pouco mais sobre os papeis sociais desempenhados por Teresa Cristina como mãe, esposa, arqueóloga, promotora cultural, imperatriz e mãe dos brasileiros. Este ano, com a parceria do Consulado Italiano e da Mox Produções preparamos uma programação especial para comemorar o bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina”, relata Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.

Princesa na Itália, Imperatriz no Brasil

Teresa Cristina de Bourbon-Due Sicília nasceu em Nápoles, sul da Itália, em 14 de março de 1822. Filha do rei Francisco I das Duas Sicílias e da princesa Maria Isabel da Espanha, deteve o título de princesa durante seus primeiros 20 anos de vida, mas viveu os restantes 47 anos sob o nome de Imperatriz. Aos 21 anos, casou-se com seu primo português Dom Pedro II, então imperador do Brasil.

A Imperatriz viveu no Brasil até 1889, quando foi decretado o fim do Império brasileiro e instaurada a República. Dedicou sua vida a ações beneficentes e de promoção cultural. Nos documentos históricos, Teresa Cristina é sempre descrita como uma mulher de sorriso terno e gentil. Seu comportamento lhe rendeu o apelido de ‘Mãe dos Brasileiros’: foi a mulher mais admirada e respeitada de todo o período colonial brasileiro.

Teresa Cristina morreu aos 67 anos, em Portugal, em dezembro de 1889, pouco mais de um mês depois de ter sido expulsa do Brasil, juntamente com toda a família imperial, antes da proclamação da República, que pôs fim ao império colonial em Aldeia. A notícia da morte da “Mãe dos Brasileiros” gerou grande emoção no país e sua memória é lembrada em nomes de várias cidades, como Teresópolis, Rio de Janeiro, Teresina, Piauí, Cristina, Minas Gerais e Imperatriz, no Maranhão.