Você está visualizando atualmente Escritor de Teresópolis representará o município na Academia Fluminense de Letras

O professor e escritor Delmo Ferreira, de Teresópolis, vai assumir a cadeira nº 24, patronímica de José do Patrocínio, na Academia Fluminense de Letras. A posse está marcada para o dia 04 de novembro. “Ser eleito para ocupar a cadeira cujo patrono é José do Patrocínio, sucedendo Tarcísio Meirelles Padilha, ex-presidente da ABL, é uma honra e uma responsabilidade imensa”, agradece.

Com sede em Niterói, a AFL foi fundada em 1917 por intelectuais idealistas empenhados numa renascença fluminense, para deixar marcada a participação de valores nascidos no Estado do Rio de Janeiro para formação cívica e sociocultural na nacionalidade brasileira.

“É um orgulho ter nossa cidade representada numa instituição cultural centenária como a AFL por um profissional com o talento e o currículo notável de Delmo Ferreira. Nosso respeito e felicitações por suas valiosas contribuições à cultura teresopolitana”, cumprimenta a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.

Currículo: Professor de Língua Portuguesa, Literatura e de Língua Inglesa, Delmo Geraldo Ferreira ocupou diversos cargos na administração pública, como secretário municipal de Cultura, de Turismo e de Desenvolvimento. Foi fundador, editor e redator-chefe dos jornais “A Folha de Teresópolis” e “O Povo”.

É membro da Academia Teresopolitana de Letras –  onde ocupou o cargo de presidente  em cinco mandatos, do Elos Club Internacional, do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis e de instituições culturais de outros municípios, como a Academia Petropolitana de Educação, Academia Petropolitana de Letras, Academia Maceioense de Letras, Academia de Letras e Artes de Búzios e da Academia de Artes, Letras e Ciências de Iguaba Grande.

Doutor Honoris Causa em Cultura Africana, Delmo Ferreira tem vários livros publicados, como o romance “O Caminho de Aruanda”, que está na sexta edição. Outras publicações: “Zé Pelintra, o Rei da Noite” (romance – 3ª. Edição); “As Vidas e as Mortes de João Cambinda” (romance – 2ª. Edição); “Histórias de Varanda” (contos – 2ª. Edição); “40 Anos de Umbanda – Causos, Casos e Histórias”; “Alma Nua” (crônicas e poesias); “Por Um Dia de Carnaval” (fotodocumentário); “O Caçador de Sonhos – Os Orixás Moravam Aqui” (contos – 2ª. Edição). Em fase de revisão,  o romance “A Grande Viagem – A Linha Sagrada de São Miguel” deverá ser publicado ainda este ano. Também é autor de uma coleção de revistas em quadrinhos com adaptação de lendas e histórias africanas para crianças.