Prefeitura amplia atendimento e oferta de cirurgias ortopédicas pelo SUS à população

O Prefeito Vinicius Claussen assinou nesta quinta-feira (21), o POA – Plano Operativo Anual 2019 – com o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e a Beneficência Portuguesa. O documento define metas de qualidade e de atendimento aos pacientes do SUS pelas instituições que prestam serviços hospitalares, garantindo pleno atendimento à população. O POA do Hospital São José está em fase de avaliação pelo Conselho Municipal de Saúde.

“Conversamos com os hospitais e construímos um POA com indicadores e metas estabelecidas, com mecanismos mais claros para monitoramento da contratação e da prestação de serviços. Com essa transparência na relação entre poder público e hospitais, conseguimos também melhorar a transferência de pacientes da UPA 24 Horas para os hospitais. Aos poucos, a saúde está avançando e trazendo benefícios para a população”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Novidade é a valorização da Beneficência Portuguesa, que teve um aumento do número de cirurgias ofertadas à população, inclusive ortopédicas. “Foram mantidos os atendimentos de maternidade, clínica médica e as internação de longa permanência. E aumentaram o número de cirurgias e de consultas, inclusive de ortopedia de baixa complexidade. O centro cirúrgico está sendo reestruturado para a prestação desse novo serviço”, explicou Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

A valorização da capacidade de atendimento da Beneficência Portuguesa pela Prefeitura, através da ampliação dos serviços à população, foi enaltecida pelo diretor, Paulo Ribeiro. ”Esse POA coloca a Beneficência em lugar de maior importância no sistema de saúde. Houve um aumento grande nos nossos serviços e responsabilidade, com a contratação de cirurgias ortopédicas de baixa complexidade, ginecológicas e urológicas. E num segundo ponto, a entrada de urgência e emergência de ortopedia indo da UPA para a Beneficência, o que nos acarreta uma modificação estrutural muito grande. Acredito que em março estejamos com toda equipe de ortopedia no hospital”, comentou.

No HCTCO foram mantidas internações, consultas médicas, exames de imagem e laboratoriais, pediatria e internações pelo SUS. “A assinatura do POA e do convênio significa segurança e tranqüilidade nessa parceria com o ente público, para trabalharmos o ano de 2019 sem o risco de interrupção e com novos projetos e bater todas as nossas metas”, avaliou Rosane Rodrigues Costa, diretora geral do Hospital das Clínicas.

O POA 2019 dos dois hospitais foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros de Saúde. “O conselho parabeniza o Prefeito Vinicius Claussen e o secretário de saúde pela assinatura dos planos”, concluiu Valdir Paulino, presidente do Conselho Municipal de Saúde.