Prefeito Vinicius Claussen recebe prêmio de Prefeito Inovador 2023

Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen recebe prêmio de Prefeito Inovador 2023

O Prefeito Vinicius Claussen recebeu o prêmio de Prefeito Inovador 2023, nesta quinta-feira, 11, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, em Volta Redonda, concedido pela Rede Cidade Digital. Vinicius Claussen foi um dos palestrantes do evento e apresentou os avanços da transformação digital na Prefeitura de Teresópolis.

“É uma honra receber esse prêmio da Rede Cidade Digital. É mais um reconhecimento do trabalho do nosso time, que se esforça para inovar os serviços públicos todos os dias. O Fórum foi de grande aprendizado e troca de experiências sobre gestão pública nos diversos segmentos, em especial, na área de tecnologia”, enfatizou Vinicius Claussen, que estava acompanhado do secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Teresópolis segue como destaque no cenário estadual e nacional quando o assunto é transformação digital no setor público e esse foi o tema da palestra do Prefeito Vinicius Claussen.

“Encontramos a Prefeitura com uma estrutura do Século XIX, com processos do Século XX para enfrentar desafios do Século XXI. Montamos o ‘TereGovDigital’ e estamos investindo em conectividade, novos equipamentos, softwares e outras ações que estão acelerando a transformação digital dos serviços públicos prestados pela Prefeitura. Com serviços simplificados e mais ágeis, a população é a maior beneficiada”, ressaltou o Prefeito, pontuando que, entre os avanços, o novo sistema digital de processos, que trouxe economia e maior transparência para a atividade pública municipal, e instalação de fibra óptica em mais de 95% das unidades da Prefeitura.

A Rede Cidade Digital (RCD) é uma iniciativa de estímulo ao surgimento de localidades conectadas e eficientes. A rede realiza, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, eventos gratuitos pelo país como forma de levar conhecimento sobre como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação no aprimoramento dos serviços públicos nos pequenos e médios municípios.

Em suas atividades, trata dos temas de inclusão digital, governo eletrônico, soluções tecnológicas para municípios, smart cities, eventos e inovações que representem o desenvolvimento das localidades e das pessoas. O objetivo é promover espaços para compartilhamento de experiências e conhecimentos. Este princípio de compartilhamento é a base do conceito de “rede” e é fomentado pela Rede Cidade Digital de modo virtual e físico.