Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen e Governador Cláudio Castro lançam Pedra Fundamental do Polo de Saúde São Pedro
Prefeito Vinicius Claussen e Clarissa Rippel, sec. de Saúde, recebem Governador Claúdio Castro no Polo de Saúde São Pedro

Unidade reunirá atendimento à mulher e diversos outros serviços especializados

Teresópolis, 4 de junho de 2022 – Em visita a Teresópolis na última sexta-feira (3), o Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o Prefeito Vinícius Claussen participaram de um evento voltado para a saúde pública do município. Na ocasião, houve o lançamento do Polo de Saúde São Pedro e apresentação do consórcio de saúde CisSerra.

O evento contou com a presença dos vereadores Maurício Lopes, Fabinho Filé, Marcia Valentim, Amós Laurindo, Tenente Jaime e do Presidente da Comissão de Saúde, Dr. Amorim. Também estiveram presentes os secretários municipais Clarissa Rippel (Saúde) e Marco Antônio da Luz (Segurança Pública), entre outros. Os deputados estaduais Marcio Pacheco, Marcus Vinícius Neskau e Max Lemos também participaram da cerimônia.

No local foi lançada a pedra fundamental da unidade (localizada no antigo ambulatório do Unifeso). A nova expansão na área da saúde ocorre pelo foco da gestão municipal neste serviço para a popular e na parceria com o Governo Estadual. “Esse Polo de Saúde é algo transformador. Firmando a cooperação com o Governo do Estado poderemos cofinanciar todos os serviços aqui oferecidos para a população não só de Teresópolis mas também da região”, disse o Prefeito Vinicius Claussen.

“O Estado e os municípios trabalham em parceria para o bem maior da sociedade. Acredito que eu e o Prefeito Vinícius Claussen estamos dando uma demonstração pública de como um trabalho em conjunto traz tantas realizações de melhorias para a população”, explicou o Governador Cláudio Castro.

Clínica da Mulher
Na unidade haverá a Clínica da Mulher, que realizará o atendimento feminino durante o ciclo vital (gestação, parto e pós-parto). Outras necessidades das mulheres serão atendidas por meio de exames clínicos de diferentes especialidades.

Centro de Imagem
No local também terá o Centro de Imagem, que consiste em uma unidade de diagnóstico moderna, equipada com aparelhos como ultrassom, tomografias e outros.

Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer
E ainda irá funcionará o Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer. Nele será oferecido à população exames de mamografia e atendimento ao público masculino.

Há um mês à frente da Secretaria Municipal de Saúde, a Dra. Clarissa Rippel destaca que o principal objetivo do Polo de Saúde é unificar o tratamento especializado. “Não será mais necessário ir a muitos locais para marcação de exames pois teremos esse serviço centralizado. A Regulação do município também funcionará aqui e acreditamos que o acesso da população à saúde será muito melhor”, afirmou.

Consórcio de Saúde CisSerra
Ainda durante o evento aconteceu uma apresentação deste consórcio que reúne diversos municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, em prol da implementação de políticas de saúde pública.

Representando o consórcio comparecem as seguintes autoridades: os prefeitos Rubens Bomtempo (Petrópolis), Johnny Maycon (Nova Friburgo), Paulo Barros (Bom Jardim), Marina (Guapimirim), entre outros.

Fotos: Bruno Nepomuceno