Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen e Governador Cláudio Castro assinam Termo de Cooperação para Início da Obra de Reforma da Rodoviária

Na ocasião, também ocorreu o lançamento da pedra fundamental da revitalização da Feirinha

Dando seguimento à agenda desta quarta-feira, 30, em Teresópolis, o Prefeito Vinicius Claussen e o Governador Cláudio Castro assinaram o Termo de Cooperação para o Início da Obra de Reforma da Rodoviária (Terminal Rodoviário José de Carvalho Jannotti). A licitação para seleção da empresa que realizará a obra está prevista para 11 de maio. Na ocasião, também ocorreu o lançamento da pedra fundamental da revitalização da Feirarte. No próximo dia 30 de abril acontece a licitação para escolha da empresa que irá fazer a reforma do espaço. A popular Feirinha de Teresópolis ganhou um totem com a denominação #VemPraTerê, doação do Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

“O Governador Cláudio Castro está ajudando a realizar um grande sonho de todos nós teresopolitanos: a reforma da Rodoviária. Ela é a porta de entrada da nossa cidade, além de fazer a ligação entre a cidade e a área rural. Sabemos da importância de termos neste lugar um equipamento turístico mais acessível, seguro e com mais conforto. Parabenizo a minha equipe de secretários e de servidores por acreditarem no sonho junto comigo! A nova Rodoviária está chegando e contará com recuperação de fachadas, padronização de letreiros e reforma dos banheiros, enfim, uma reformulação completa”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, que estava acompanhado de secretários municipais, subsecretários e de servidores.

Cláudio Castro ressaltou sobre os desafios enfrentados à frente da gestão estadual. “Era impossível acreditar que, depois de 19 meses, sairíamos de uma situação tão difícil no nosso estado do Rio e hoje estaríamos aqui em Teresópolis anunciando o investimento de mais de R$ 200 milhões no município. Hoje podemos falar em mudança de vida, mais emprego, aumento da capacidade turística, mais Segurança Pública, mais escolas e creches, terminar obras importantes para as cidades. É a reconstrução do estado. Agradecemos a confiança e o carinho com que sou recebido em Teresópolis”.

O Governador estava acompanhado dos secretários de estado de Governo, Rodrigo Bacellar, de Desenvolvimento Econômico, Energias e Relações Internacionais, Vinicius Farah, e de Infraestrutura e Obras, Max Lemos. “O projeto de reforma da Rodoviária é um belo projeto, em parceria com a Prefeitura. Nós já podemos agora, depois de toda a burocracia vencida, fixar a data da nova licitação para a reforma da Rodoviária de Teresópolis: 11 de maio. A empresa vencedora do primeiro processo licitatório foi desabilitada. O investimento do governo do estado será de quase R$ 5 milhões e vai mudar todo o espaço da Rodoviária”, enfatizou o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos. O secretário anunciou ainda a obra de uma encosta, na Granja Florestal, no valor de R$ 60 milhões.

Revitalização da Feirinha

Na Feirinha de Teresópolis, o Prefeito Vinicius Claussen, o secretário de estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, o deputado estadual André Corrêa, secretários municipais, vereadores, membros do Teresópolis Convention Bureau e do Polo Gastronômico e expositores da Feirarte participaram da entrega do totem com a denominação #VemPraTerê, doação do Teresópolis Convention Bureau, que foi instalado na área da Feira. Na ocasião, também foi realizado o lançamento da pedra fundamental da obra de reforma geral da Feirinha.

“Temos um compromisso com a Feirinha. Aqui está o nosso principal equipamento turístico, que movimenta mais de 500 expositores, empreendedores, e recebe mais de 10 mil pessoas por final de semana. É a segunda maior feira a céu aberto do Brasil. No dia 30 de abril, teremos a licitação para a reforma total da Feirinha. Nossa gratidão ao Governo do Estado por este grande investimento em Teresópolis e que vai fazer toda a diferença para milhares de famílias em nossa cidade”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

A reestruturação da Feirarte será realizada por meio de Termo de Cooperação com o Governo do Estado, assinado nesta quarta-feira, 30, pelo Prefeito Vinicius Claussen, pelo Governador Cláudio Castro e pelo secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos. A revitalização dos 20.000 m² da Praça Higino da Silveira inclui intervenções para melhorar a acessibilidade, a segurança e o conforto de visitantes e expositores, com nova identidade arquitetônica, renovação do paisagismo e do mobiliário urbano.

O projeto de remodelação foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas propõe um novo traçado urbano para o espaço e está inserido no projeto ‘Terê Tão Bela’, assim como a reforma da Rodoviária. As intervenções abrangem infraestrutura de drenagem e novas instalações, pavimentações com acessibilidade, renovação do paisagismo e do mobiliário urbano privilegiando as árvores existentes; novas construções como o Pórtico de Entrada, Mercado Orgânico e a Nova Praça de Alimentação, que somadas à reforma do Coreto e da Estação serão os personagens principais para criação da nova identidade arquitetônica da Praça.

Participaram dos eventos o deputado federal Hugo Leal, o ex-deputado Nilton Salomão, os vereadores Amós Laurindo, Diego Barbosa, Érika Marra, Gustavo Simas, João Miguel, Leonardo Vasconcellos, Luciano Santos, Márcia Valentim, Marcos Rangel, Paulinho Nogueira, Teco Despachante e Tenente Jaime, e lideranças comunitárias.

Fotos: Bruno Nepomuceno