Prefeito Vinicius Claussen anuncia implantação de robótica e garante entrega de tablets para alunos e notebooks para professores da Rede Municipal de Ensino

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Ações integram o programa pedagógico da Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2022

Diretores e orientadores pedagógicos aplaudiram os programas previstos para serem executados nas unidades escolares municipais ao longo do ano letivo de 2022. A volta às aulas 100% presenciais está marcada para a próxima terça-feira, 08/02 (escolas de horário convencional) e para 14/02 (escolas de tempo integral). As ações foram apresentadas nesta quinta-feira, 03/02, no último dia da Semana Pedagógica, no salão nobre do Clube Comary.

Entre as iniciativas anunciadas pelo Prefeito Vinicius Claussen e a secretária municipal de Educação, Satiele Santos, o destaque foi para a inclusão da tecnologia no projeto pedagógico anual ‘Teresópolis, orgulho dos filhos teus’. Uma delas é a implantação da plataforma de robótica educacional, com a garantia da entrega de 19.405 tablets com internet para alunos do Ensino Fundamental I e II e de notebooks para os professores, a fim de auxiliar o desenvolvimento do projeto.

“Sabemos a realidade e os desafios da escola pública e a grande responsabilidade de formar uma geração conectada com a realidade do mundo atual. Propomos uma transformação, com ferramentas tecnológicas inovadoras, ações de empreendedorismo e a oferta dos instrumentos necessários para atingir esse objetivo. Este é um trabalho sério e feito com muito carinho e dedicação pela nossa gestão para os nossos 21.400 alunos e 2 mil educadores das 97 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, ao oficializar a abertura do ano letivo de 2022 .

A secretária Municipal de Educação agradeceu a dedicação dos educadores durante todo o período de ensino remoto e híbrido, devido à pandemia, e desejou sucesso na retomada das aulas presenciais. “Começaremos o nosso ano letivo com muitas novidades e com os nossos alunos no lugar onde, de fato, eles devem estar: conosco, nas escolas. São muitos os vieses de aprendizagem e da ensinagem. Nós ensinamos a ler, escrever e fazer contas, mas, acima de tudo, acolhemos e escutamos, pois a escola é espaço de acolhimento e aconchego. Os educadores são a liderança responsável por isso em cada unidade escolar. Por isso, nosso muito obrigado”, destacou Satiele Santos.

Titular da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Teresópolis/Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o promotor de Justiça Rafael Lemos participou da jornada pedagógica e salientou a importância da retomada presencial das aulas. “A Educação é um direito fundamental das crianças, grupo prioritário previsto na Constituição Federal, e esse direito precisa ser exercido de forma presencial. Estudos publicados deram conta que o modelo híbrido é insuficiente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A vacinação dos professores est&aa cute; praticamente completa e a imunização das crianças, em andamento. Portanto, não há necessidade do modelo remoto nesse momento. É fundamental o retorno das aulas presenciais, é assim que o Ministério Público vem se posicionando e, portanto, apoia a decisão do município”, assinalou o promotor de Justiça.

Eventos pedagógicos

Coordenadora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cristina Esteves apresentou os principais eventos previstos pelo projeto ‘Teresópolis, orgulho dos filhos teus’, como a 1ª Feira Literária, o Congresso Municipal de Educação e a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia. Também foi apresentada a proposta dos jogos estudantis, do Concurso de Bandas Escolares, do Show de Talentos e dos desfiles de Páscoa e de Natal.

“Nosso planejamento foi baseado nos quatro pilares da Educação, da Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Tudo para que nossos alunos recebam uma formação que prepare para o mercado de trabalho e também para viver em sociedade, a fim de se tornarem cidadãos mais justos, empáticos e preparados para líder com adversidades”, comentou Cristina Esteves.

Novidades

São vários investimentos da Gestão Municipal e da Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2022.

  • Robótica educacional, com plataforma pedagógica para oferecer aos alunos do Ensino Fundamental II conhecimentos teóricos e práticos sobre o funcionamento de dispositivos tecnológicos e que inclui a construção de robôs, além de capacitaç& atilde;o dos professores.
  • 19.405 tablets para alunos do Ensino Fundamental I e II.
  • Notebooks para professores.
  • Otimização técnico pedagógica, com monitores para as atividades nos laboratórios de informática (InovaLabs).
  • Microfones/amplificadores para poupar a voz dos professores em sala de aula.
  • Programa Mini Mega Leitor, de incentivo à leitura, com a distribuição mensal de dois livros aos alunos do Pré-I ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Programa Jornada SER – Proporcionando Experiências para Cuidar da Unicidade do Ser, focado na educação socioemocional, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Ampliação do programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em parceria com o Sebrae/RJ, para fomentar a educação e a cultura empreendedora nos alunos.
  • Ampliação do ensino em tempo integral, das 7h30 às 15h, em 16 escolas municipais do 1º segmento, na cidade e no interior.
  • Implantação do programa Ginásio Experimental Olímpico no Cedal, a primeira escola municipal do 2º segmento a funcionar em tempo integral, com a interação entre todas as disciplinas dos conteúdos regulares e ênfase nos valores olímpicos.
  • Implantação do programa ‘Tempo de Aprender’, do Ministério da Educação, para reforçar a qualidade da alfabetização.

Os educadores aprovaram as novidades, como Veranice Batista dos Santos. “Vejo como de suma importância a introdução da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Precisamos sair do padrão de ensino do século XIX, do quadro negro e giz, e entrar no século XXI. O professor pode dar mais dinamismo a esse processo, atuando como mediador e não apenas como detentor do saber”, opinou a auxiliar de direção da Escola Municipal Professor Sebastião Mello, no Barroso.

“Eu aposto no programa ‘Tempo de Aprender’, que contará com monitores para reforçar a alfabetização dos nossos alunos. Nós ficamos com uma grande lacuna no período das aulas remotas e/ou híbridas por conta da pandemia”, comentou Silvana Gusmão, diretora da Escola Municipal Assis Cabral, na Barra do Imbuí.

Fotos: Bruno Nepomuceno