Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen anuncia a criação do condomínio agro-tech-industrial de Teresópolis em evento do Governo do Estado

Secretário de Estado Vinicius Farah revela que o município ganhará uma Agência de Desenvolvimento Econômico em 2022

Realizada em Teresópolis nesta quarta-feira, 08/12, no centro de convenções do SESC Alpina, a 3ª rodada de negócios do programa Compra RJ, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, foi marcada por dois importantes anúncios.

Anfitrião do evento, o Prefeito Vinicius Claussen anunciou o projeto de criação do Condomínio Agro-tech-industrial de Teresópolis, para impulsionar o desenvolvimento agrícola, tecnológico e industrial do município, e teve confirmado o compromisso do Governo do Estado para a destinação de recursos visando à desapropriação de área, entre o 2º e o 3º Distritos, para instalação do empreendimento.

“A conquista do condomínio agro-tech-industrial é a realização de um sonho dos nossos agricultores, empresários e do segmento produtivo, que precisam encontrar novas alternativas para o desenvolvimento territorial. Teresópolis tem uma grande indústria da agricultura, que movimenta 600 caminhões por dia de produção. Nós queremos abraçar e potencializar essa grande cadeia produtiva gerando valor agregado e emprego. E com o Pacto RJ, pacote de investimentos do Governo do Estado na ordem de R$ 17 bilhões de recursos próprios e também do leilão da Cedae, Teresópolis está fazendo seu dever de casa, porque recursos existem e nós temos que correr atrás de projetos em tempo hábil. É o que estamos fazendo com o condomínio agro-tech-industrial”, anunciou Vinicius Claussen.

Já o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, anunciou a abertura em Teresópolis da Agência de Desenvolvimento Econômico, unidade do Governo Estadual que tem como missão modernizar e desburocratizar o ambiente de negócios e impulsionar o empreendedorismo, para facilitar a abertura de empresas e a geração de empregos.

“É compromisso do Governador Claudio Castro e nosso, que assumimos com o Prefeito Vinicius Claussen e o município, a instalação, nos próximos e 60 dias, de uma Agência de Desenvolvimento Econômico, que é uma ferramenta que vai permitir a agilidade na abertura de negócios de qualquer nível. É o Governo do Estado presente. E quando a gente se depara com uma gestão moderna, competente, que tem paixão e comando, como a do Vinicius Claussen, a gente fica mais feliz porque sabe que o resultado vai acontecer mais rápido”, frisou Vinicius Farah.

Além do Prefeito Vinicius Claussen e do Secretário de Estado Vinicius Farah, compuseram o dispositivo de abertura do encontro o gerente de Políticas Públicas do Sebrae_RJ, Tito Ryff, o vice-presidente da Regional da Firjan Região Serrana, Valter Zanacoli, o presidente do Sincomércio Teresópolis e diretor da Fecomércio, Rodiney Turl, o diretor de Operações Compartilhadas do Senac, Pedro Teixeira, e o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Teresópolis, Lucas Guimarães. Os vereadores Paulinho Nogueira e Amós Laurindo marcaram presença no evento.

O evento

Etapa do Encontro do Governo do Estado para o Desenvolvimento da Região Serrana, a 3º rodada de negócios do programa Compra RJ reuniu representantes de entidades comerciais, empresários e autoridades estaduais e municipais no Centro de Convenções do SESC Alpina.

O objetivo foi debater vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios, além de elaborar agendas estratégicas para o desenvolvimento do estado. Já o Compra RJ aproximou fornecedores locais com o setor de compras de grandes empresas e prefeituras, fortalecendo a economia local.

A rodada desta quarta-feira, em Teresópolis, reuniu as âncoras Rede Economia, Alterdata, Guapi Papéis, Só Tintas e Sumicity, além dos setores de compras das prefeituras de Teresópolis e de Guapimirim.

Os participantes puderam obter informações e serviços do Governo do Estado, como Agência Estadual de Fomento (Agerio), Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), Sebrae-RJ, Fecomércio, CRC, Instituto Proa e parceiros, e as equipes técnicas acompanharam a capacitação sobre a nova lei de licitações.

Fotos: Bruno Nepomuceno.