Você está visualizando atualmente Prédio da Câmara de Teresópolis recebe o nome do ex-prefeito Luiz Barbosa Correa

Prefeito Vinicius Claussen participou da cerimônia de denominação

O Prefeito Vinicius Claussen participou, nesta quinta-feira, 24, da cerimônia de denominação da sede do Poder Legislativo Municipal que passou a se chamar Prédio Prefeito Luiz Barbosa Correa. A homenagem atende ao que dispõe a Lei Municipal 4.033/2021 de autoria do vereador Fidel Faria. A solenidade contou com a presença de ex-vereadores e de ex-deputados que atuaram com Luiz Barbosa em seus mandatos executivo e legislativo. Familiares do homenageado também participaram da cerimônia.

“Parabéns ao vereador Fidel Faria pela iniciativa. Resgatar a identidade e as raízes de Teresópolis é muito importante para entendermos a nossa história e construirmos o nosso futuro. Todos nós temos muito a aprender com a história do sr. Luiz, uma pessoa humilde, trabalhadora, íntegra. Um belo exemplo para os teresopolitanos. Fica aqui a homenagem a esse homem honrado, um grande líder da cidade que deixou um legado também como produtor rural”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen,  lembrando que Gilson Barbosa, atual secretário de Governo e Coordenação, esteve ao lado de Luiz Barbosa, na vida pessoal e pública.

Vinicius Claussen convidou a todos para participar da agenda do governador Cláudio Castro em Teresópolis, na próxima quarta-feira, 30, a partir das 14h. Será feita uma vistoria na obra de recapeamento da RJ-130. No Parque Ermitage, acontecerão a entrega da administração da creche do estado para o município e o lançamento da pedra fundamental das 500 unidades habitacionais do Parque Ermitage II. Também está previsto o lançamento do projeto ‘Segurança Presente’ em Teresópolis.

No Edifício Marco Central, também na Várzea, será inaugurada a agência de desenvolvimento ‘Resolve RJ’, que engloba em um só lugar vários órgãos do estado visando dar celeridade na regularização de empresas, entre outras atividades.  Na Feirinha de Teresópolis, será inaugurada a pedra fundamental para a revitalização total do principal atrativo turístico da cidade. O Prefeito destacou ainda que a gestão está trabalhando para confirmar a entrega do polo de atendimento à mulher, no bairro de São Pedro. Na Rodoviária, acontecerá o lançamento da obra de reforma geral do terminal.  Além dessas importantes ações para o município, no dia seguinte, será inaugurada a reforma do DPO do bairro de São Pedro.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Vasconcellos, pontuou as principais obras do legado de Luiz Barbosa. “Um homem de vigor, de trabalho, que fez importantíssimas obras para Teresópolis. A grande obra da Avenida Oliveira Botelho, a eletrificação do interior do município, a construção das escolas Alcino Francisco, em Água Quente, e Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, além do calçamento de mais de 200 ruas do município. Luiz foi inovador quando criou a Tereurb. Ele deixou vários ensinamentos e será imortal por todas as benfeitorias para a nossa cidade”. Autor da Lei Municipal que presta a homenagem, o vereador Fidel Faria agradeceu a aprovação do projeto pelos demais vereadores e a sanção da lei pelo Prefeito Vinicius Claussen.

O jornalista Waldair Queiroz, autor do livro ‘Luiz Barbosa: 80 Anos de Vida Honrada e Vitoriosa’, narrou a história de Luiz Barbosa desde a infância, passando pela adolescência e vida adulta, destacando as iniciativas na esfera pública. Os ex-deputados Nilton Salomão e Paulinho Nascimento também exaltaram o legado do homenageado.

Os secretários municipais Gilson Barbosa (Governo e Coordenação), Davi Serafim (Serviços Públicos) e Marcos Antonio da Luz (Segurança Pública) participaram da cerimônia. Os vereadores Amós Laurindo, Dr. Amorim, Elias Maia, Érika Marra, Fabinho Filé, Gustavo Simas, João Miguel, Luciano Santos, Márcia Valentim, Maurício Lopes, Marcos Rangel, Paulinho Nogueira, Teco Despachante e Tenente Jaime também estiveram presentes à solenidade.

Familiares de Luiz Barbosa Correa falaram sobre a emoção da homenagem prestada a ele. “O momento é de gratidão e muita honra. Receber essa linda homenagem ao meu pai nos deixa emocionados. Um homem trabalhador, honesto, que lutou a vida inteira por uma Teresópolis melhor”, disse Luiz Cláudio Raposo Correa, um dos 4 filhos do político. A viúva de Luiz Barbosa, Edna Barbosa, a filha Elizete Correa e os netos João Victor Braga, Ana Luiza Braga e Luiz Fernando Raposo também participaram da cerimônia.

Teresopolitano de Serra do Capim, no 2º Distrito, Luiz Barbosa Correa nasceu no dia 18 de maio de 1930. Eleito vereador em 1970, reeleito em 1972, presidiu a Câmara Municipal no biênio 1975-1976. Deputado estadual, vice-prefeito e prefeito de Teresópolis entre 1982 e 1983 e de 1993 a 1996. Faleceu no dia 24 de março de 2021, aos 90 anos.

Fotos: Bruno Nepomuceno