Participação popular marca a 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

Você está visualizando atualmente Participação popular marca a 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

Na última quinta-feira, 26 de outubro, foi realizada a 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. Ao longo de todo o dia diversas atividades foram realizadas, como a apresentação dos eixos de discussão de propostas de melhorias para as políticas públicas para PCDs, escolha dos delegados que representarão Teresópolis na conferência estadual e aprovação do regimento interno do conselho. Também durante o evento, a nova presidente do Conselho, Itamara Pio Nogueira, foi apresentada.

Além da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Cristiane Rocha, compuseram a mesa a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Eliane de Moraes Leite, a presidente do Comdef-Rio, Cinthya Pereira Freitas, Roberta Sales, Hiago Portela e Taisa Torelli, onde apresentaram os eixos “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação de pessoas com deficiências”, “Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial de direitos da pessoa com deficiência”, “Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência”, Cidadania e acessibilidade” e “Os desafios para a comunicação universal”, respectivamente. Os vereadores Teco Despachante e Diego Barbosa também compareceram ao evento. Após a apresentação dos eixos, eles foram discutidos por grupos formados durante a conferência, onde propostas a serem levadas para a conferência estadual foram apresentadas.

“Para nós esse é um momento ímpar! Estamos dando um passo maior no reconhecimento dos direitos sociais da pessoa com deficiência em nosso município. O governo, juntamente com a sociedade civil, tem se preocupado em caminhar em direção à conquista desses direitos. Estamos unidos em prol de um objetivo único, que é discutir e implementar políticas públicas para as pessoas com deficiência”, declarou a secretária da SMASDH, Eliane de Moraes Leite.

Cristiane Rocha, presidente do Comdef Teresópolis, comentou sobre a expectativa dos resultados da conferência: “Estamos reunindo representantes da sociedade civil e do governo para discutirmos juntos políticas públicas para a população PCD. Esse público precisa sair da invisibilidade e a nossa expectativa é que, com essa discussão a nível municipal, e depois a nível estadual e federal, se consiga maior acessibilidade para a população com deficiência”.

Representantes da sociedade civil, Itamara Pio Nogueira, Edson Honório de Oliveira, Simone de Abreu Portela e Valeria Vianna de Barros foram eleitos os delegados titulares que vão representar Teresópolis na Conferência Estadual; e como representantes do governo, as secretarias de Esporte e Lazer, de Educação, de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos foram as escolhidas.

Fotos: Bruno Nepomuceno