Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis realiza passeio de observação de aves

Você está visualizando atualmente Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis realiza passeio de observação de aves
Compartilhar:

‘Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis’ foi tema da atividade  

Com intuito de divulgar o programa de Observação de Aves, o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis realizou, no último sábado (18), o 1º “Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis”. O passeio reuniu 20 pessoas, que percorreram áreas do entorno da unidade de conservação (UC) e a trilha do Jacu, na sede de Santa Rita, no 2º distrito, para conhecer a avifauna da região. A observação de aves, também conhecida como birdwatching (termo em inglês para Observação de Aves), é uma prática que aumenta a relação com a natureza e permite conhecer mais a rotina das aves e suas curiosidades.

A iniciativa oferece o conhecimento da biodiversidade da UC, promovendo diálogos sobre preservação e gerando o sentimento de proteção. São mais de 300 espécies catalogadas na área do PNMMT, parte dela pode ser encontrada no livro AdmirAves (https://bit.ly/admiraves-pnmmt).

“A observação de aves é uma atividade muito frequente em unidades de conservação, Teresópolis tem uma enorme diversidade de espécies residentes ou migratórias e que observadores de todas as partes do mundo já descobriram há muito tempo. Estamos trabalhando o trade turístico para atender a esta demanda, adequando hotéis, pousadas, guias e meios de transporte, tendo assim um serviço de excelência a um público tão seletivo!”, destacou o guia e subsecretário de Turismo, Henrique Silva.

Nem sempre é possível observar todas as espécies em um mesmo roteiro, já que os hábitos das aves são diferentes, isso inclui desde o horário da observação até o microbioma. E desta vez, foi possível registrar as seguintes espécies: Maria Faceira, Narceja, Garibaldi, Casaco de Coro, Curutiê, Suiriri, Marreco Ananoi, Lavadeira Mascarada, Pitiguari e Arapaçú.

O biólogo e subchefe do parque, Ricardo Mello, destacou a importância da iniciativa. “O nosso objetivo é trazer visitantes para conhecer um pouco da biodiversidade do parque através das aves e assim também conhecer um pouco da nossa rica Mata Atlântica.”

Uma interação com a natureza onde não é necessário ter o conhecimento técnico sobre as espécies, pode ter o caráter de contemplação, pois são multi chances de encontrar um mundo multicolorido e ‘voante’. “Foi minha primeira experiência na observação de aves, na prática, estava no campo teórico e com certeza vai agregar muito para meu conhecimento,” comentou a bióloga, Jéssica Rodrigues.

A preservação se faz presente para garantir o futuro. Atividades como essa em Teresópolis potencializam ainda mais o Turismo Ecológico, uma das vocações turísticas do município. Cercado por três parques naturais, Teresópolis é um dos melhores lugares do Brasil e do mundo para a realização da Observação de Aves, o cinturão verde tem mais de 90 mil km² de área preservada.

Acompanhe o Instagram do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis @pnm.montanhasdeteresopolis e fique por dentro das atividades realizadas pela unidade.

Fotos: Gutto Rodrigues