Você está visualizando atualmente Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ganha Campo Escola de Escalada Alexandre Oliveira

Com o objetivo de ampliar as atividades de uso público com a escalada em rocha atendendo a demanda de um local para treinamentos de alunos e evolução na escalada, o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT) anunciou a abertura do Campo Escola de Escalada Alexandre Oliveira, na subsede da Pedra da Tartaruga. Ice Wall, como era conhecido, o montanhista já frequentava o núcleo Pedra da Tartaruga para treinamentos (inclusive com algumas vias conquistadas) deixando história no Montanhismo do município.

Com acesso fácil, o núcleo da Pedra da Tartaruga já é muito utilizado para a prática e aprendizado de rapel, além das suas fendas, tem agora mais esse setor concentrando um bom volume de treino em um único lugar. O acesso ao cume agora é feito por degraus metálicos, decisão tomada após análise técnica com o envolvimento de entidades e da comunidade relacionadas aos esportes de montanhas, após o fechamento dos antigos acessos por motivo de proteção ao recurso natural que está em processo de recuperação.

“Com o fechamento da trilha que ligava a ‘Testa do Camelo’ ao cume, por motivo de recuperação, e após analisar todas as viabilidades decidimos dar um novo uso na área com a construção do Campo Escola, ampliando as atividades de escalada e fomentando a demanda de um espaço com a concentração de vias esportivas desde o IV ao VIII grau, fendas e artificial para aulas de iniciação e evolução na escalada”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro, enfatizando que a progressão neste estilo exige conhecimento e técnicas de escalada e sua descida é exclusivamente feita por rapel.

Flavio Castro agradeceu o apoio da Bonier Equipamentos com o apoio de chapeletas, Climb Center na confecção de degraus, as instituições FEMERJ (Federação de Esportes de Montanhas do Estado do Rio de Janeiro) e CET (Centro Excursionista Teresopolitano) com a análise técnica e toda a comunidade de escalada e montanhismo que acompanhou e viabilizou a construção do setor.

Alexandre Oliveira morreu em 1998 após uma investida na face sul do Aconcágua sendo atingido por uma avalanche junto dos alpinistas Mozart Catão e Othon Leonardos.

Orientações sobre a escalada ao cume do Camelo

Após algum tempo com seu cume fechado na intenção de proteger o recurso natural e seus visitantes, o PNMMT está reabrindo o acesso ao cume do Camelo com algumas restrições.

Para evitar a utilização da trilha que tem o solo frágil, que não suporta o pisoteio, a gestão da unidade, em cooperação técnica com a FEMERJ e consulta a comunidade de montanhista local decidiu por abrir uma variante, com a colocação de degraus metálicos. Alerta-se que para ascensão dos degraus metálicos devem ser utilizadas técnicas de segurança com corda, com costura das ancoragens instaladas.

Além dessa variante, em via ferrata, está sendo desenvolvido na área um campo escola. Onde já estão abertas 15 vias de diferentes graus com algumas que possibilitam o acesso ao cume da Pedra do Camelo.

Desta forma, para o acesso e a descida do cume da Pedra do Camelo é necessário o uso de técnica de escalada, devendo o montanhista possuir conhecimento técnico e equipamento necessário.

A atividade exclusiva do rapel é vedada pela gestão da unidade, sendo essa permitida apenas para ser utilizada como técnica de descida do cume.

O único acesso para o cume é utilizando técnica de escalada e a descida por rapel sendo obrigatório o conhecimento de técnica e utilização de equipamentos.

É obrigatório o preenchimento do termo de responsabilidade.

O C.E. está localizado na Pedra do Camelo, na subsede da Pedra da Tartaruga. Para chegar é necessário fazer a Trilha do Camelo, com 1.550 metros de extensão. A UC funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. O preenchimento do termo de responsabilidade está disponível na portaria do parque municipal. O telefone para mais informações é (21) 2741-2234.

Fotos: Crédito nas imagens