Você está visualizando atualmente Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis alinha parceria com o Ibama/Prev-Fogo

Unidade de Conservação recebeu do instituto uma série de equipamentos que serão utilizados pelos brigadistas do PNMMT

No dia 06 de julho de 2023, além da comemoração dos 132 da cidade de Teresópolis, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis completou seus 14 anos de existência. Criado em 2009 com o objetivo de proteger uma importante extensão de Mata Atlântica, o Parque busca sua estruturação em diversos aspectos. Atualmente o parque recebe uma média mensal de 500 visitantes em sua sede localizada no bairro de Santa Rita e 1000 pessoas na subsede da Pedra da Tartaruga.

Entre os principais objetivos do Parque, proteger e garantir a preservação das florestas é seu objetivo central. Assim, o combate à prevenção de incêndios é uma das alternativas para que a floresta seja mantida em seu estado natural. Para isso, está sendo alinhado, desde meados de 2022, um acordo de cooperação técnica-ACT entre o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Prev-Fogo IBAMA. O objetivo central do ACT é fortalecer a brigada de incêndio do PNMMT e garantir atividades educativas e atividades de reflorestamento.

Assim, como forma de celebrar o início desta parceria, o PNMMT recebeu do Ibama/Prev-Fogo uma doação de uma série de equipamentos que serão utilizados pelos brigadistas da unidade de conservação. Dentre os equipamentos recebidos, estão abafadores, coturnos, foices, facões e outros equipamentos. “Estar integrado junto ao Prev-Fogo IBAMA será fundamental para nós do município, pois teremos um reforço fundamental em nossa equipe. Além disso, ações de educação ambiental e ações de reflorestamento também estão no escopo do ACT”, destacou Vitor Cunha, gestor do parque municipal.

Vitor Cunha ressaltou que os últimos detalhes estão sendo trabalhados entre os entes públicos para a celebração final do ACT. “A parceria será fundamental ao PNMMT é muito importante para as florestas situadas no nosso município”, frisou o gestor do Parque Municipal.