Você está visualizando atualmente Parque Montanhas de Teresópolis promove atividades em comemoração ao “Dia da Mata Atlântica”

Programação aconteceu no domingo (29), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrada em 27/05, a Secretaria de Meio Ambiente, através da Sala Verde que te Quero Verde, em parceria com o Projeto Floresta Escola, promoveu uma programação especial com atividades de educação ambiental para as crianças neste domingo (29), na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Criado para lembrar a importância deste grande ecossistema que existe em quase todo litoral brasileiro, o Dia da Mata Atlântica tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação desse bioma brasileiro, considerado como uma das áreas com a maior biodiversidade do mundo e com várias espécies da fauna e da flora em extinção.

O evento, que aconteceu durante toda manhã, contou com várias atividades tendo, brincadeiras com tintas e barros naturais, histórias na floresta e trilhas sensoriais, das 10h às 12h. Alegria e muita diversão deram o tom na programação especial em comemoração ao Dia da Mata Atlântica no Parque. As famílias puderam aproveitar o dia de sol e curtir o domingo.

O Projeto Floresta Escola é uma experiência que oferece às crianças a oportunidade de conexão com a natureza em suas diferentes dimensões: na relação com o ambiente que as cerca e no estreitamento do vínculo com o outro. Nesse cenário, surge uma nova percepção ao tocar a terra, sentir o vento no rosto, sentir o cheiro da mata, a água nos pés, subir nas pedras, conhecer diferentes insetos, descobrir pequenos grandes tesouros.

Nas vivências, são propostas dinâmicas e brincadeiras que potencializam a relação criança e natureza e o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, intelectuais e físicas, num espaço de liberdade, dentro de limites e acordos claros previamente estabelecidos.

“Este é um dia muito especial para todos nós, nada melhor do que aprender através do encantamento, e é isso que oferecemos ao visitante aqui no Parque. Nosso objetivo é que as crianças, principalmente, possam se integrar e ver qual a finalidade da conservação desse bioma para elas, como também para as gerações futuras. A educação ambiental nos permite cada vez mais desfrutar dos benefícios oferecidos pela floresta. E Teresópolis tem o prazer de conservar a Mata Atlântica em três grandes unidades, o Parque Nacional (mais de 80 anos), o Parque Estadual dos Três Picos (completa 20 no mês de julho) e aqui, que também completa 13 no mês de julho”, comentou Raimundo, Gestor Ambiental e Coordenador da Sala Verde que te Quero Verde.

“Vale a pena ressaltar que todos nós somos responsáveis pela conservação da Mata Atlântica. Ela é um dos biomas mais incríveis do mundo, uma honra viver em seus domínios, com sua diversidade de espécies que nos encanta e surpreende todos os dias. Que possamos cada vez mais criar hábitos que contribuam com atitudes mais respeitosas em relação à Mata Atlântica”, completou o coordenador.

SOBRE O DIA DA MATA ATLÂNTICA

Instituída por decreto presidencial em 1999, o Dia da Mata Atlântica é comemorado no dia 27 de maio. O dia escolhido faz referência à data em que Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento em que, pela primeira vez, descreveu a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas, ainda em 1560. Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger, cuidar e preservar esse bioma.

Fotos Divulgação: PMT