PALÁCIO TERESA CRISTINA | Rota Cultural

Palácio Teresa Cristina

O Palácio Teresa Cristina abriga as principais instalações administrativas da Prefeitura de Teresópolis.

Com sua arquitetura em estilo neocolonial, com grande varanda frontal, o prédio teve sua primeira estrutura inaugurada em 1929, pelo então prefeito Euclides de Aquino Machado e desta forma foi utilizado até o início da década de 1950. A partir daí, teve suas instalações ampliadas, com obras realizadas entre 1951 e 1954, durante a gestão do prefeito Roger de Souza Malhardes, e depois, entre 1955 e 1958, durante a administração de José de Carvalho Janotti.

Além da administração municipal, o Paço Municipal já foi sede do Fórum de Teresópolis, da Câmara de Vereadores, do Tiro de Guerra 01.011, do Cartório Eleitoral e de inúmeras outras repartições públicas, incluindo a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio, a Coletoria Estadual e o Ministério da Agricultura.

Como sede da Prefeitura, já foi palco de manifestações e importantes eventos políticos, cívicos e culturais. E, a partir da década de 1960, por indicação da Câmara Municipal, passou a ser denominado Palácio Teresa Cristina, em homenagem à imperatriz que dá nome à cidade.

Atualmente, além da sede administrativa de diversas secretarias municipais, abriga o gabinete do prefeito e ainda o Teatro Municipal, com capacidade para 120 pessoas.

No espaço, também pode ser vista a galeria fotográfica de ex-prefeitos do município, o busto em bronze da Imperatriz Teresa Cristina, esculpido pelo artista Rodolfo Bernadelli, a Galeria Sami Mattar, mantida pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), e ainda o busto do compositor Aldir Blanc, legado das ações executadas pela Prefeitura de Teresópolis entre 2020 e 2021, em atendimento à Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea, Teresópolis – RJ, 25963-083