Você está visualizando atualmente Obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Profª Acliméa de Oliveira Nascimento começa na próxima semana

Unidade será a 1ª escola pública municipal bilíngue de Teresópolis

O Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários de Fiscalização de Obras Públicas, Luiz Cláudio Moraes, de Projetos Especiais, Ricardo Pereira Jr., e de Educação, Satiele Santos, visitou, nesta quinta-feira, 18, a Escola Municipal Profª Acliméa de Oliveira Nascimento, localizada no bairro São Pedro, e anunciou o início da obra de reforma geral e ampliação da unidade de ensino para a próxima semana. Além da reforma completa, a escola será a primeira unidade pública municipal bilíngue de Teresópolis.

“Hoje estamos dando início de obra na Escola Acliméa, uma unidade importantíssima para a comunidade do bairro São Pedro. Teremos aqui novamente as famílias do bairro assistidas por esta unidade retornando para uma escola totalmente remodelada e ampliada. E onde nós vamos implantar o sistema bilíngue. Será a primeira escola pública municipal de Teresópolis a disponibilizar o ensino em duas línguas, Português e Inglês”, anunciou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que a proposta, iniciativa inédita em Teresópolis, foi apresentada ao Cônsul Geral Britânico Anjoun Noorani e equipe, no final de 2022. “Buscamos a participação do Consulado Geral Britânico no Rio de Janeiro na criação de um modelo ideal voltado para os anos iniciais da Educação Infantil”.

Cerca de 300 alunos vão passar a ter acesso a um ensino ministrado em duas línguas (Português e Inglês). “A unidade vai passar por uma reforma completa, seguindo a mesma textura arquitetônica implantada em outros prédios pela gestão com inspiração na arquitetura inglesa, acessibilidade e espaço para atividades diferenciadas. O intuito é sempre a valorização da Educação em nossa cidade”, enfatizou Vinicius Claussen, informando que o projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e que a empresa que fará a reforma foi selecionada por meio de licitação.

A secretária de Educação, Satiele Santos, comentou sobre a escolha da Escola Acliméa como primeira unidade a receber a iniciativa. “A Acliméa é a nossa primeira escola em tempo integral do município e traz consigo uma história muito rica de pioneirismo em Educação. Hoje, temos já uma ampliação desse número, com 17 unidades atendendo em tempo integral, mas começou aqui. A ideia de introduzir no ensino municipal a língua inglesa para as crianças dos anos iniciais é uma proposta pedagógica inovadora para a rede pública da cidade”, frisou Satiele. A diretora da unidade, Iara Caldas, a auxiliar de direção, Samantha Emerick, e a orientadora pedagógica Gisele Lima, também participaram da visita.

Com investimentos da Prefeitura no valor de R$ 3 milhões, a obra de reforma e ampliação tem previsão de execução de 300 dias, ou seja, cerca de 10 meses.

Fotos: Bruno Nepomuceno