O papel da mulher no Judiciário será tema do evento ‘Representatividade Feminina e Magistratura’ nesta sexta (29), no Unifeso

Atividade integra programação do mês da mulher em Teresópolis

Com o tema ‘Representatividade Feminina e Magistratura – Histórias que transformam a Justiça’, acontece nesta sexta (29), às 19h, no Tribunal do Júri, no Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), no Alto, o evento de encerramento das atividades que marcaram o mês da mulher (março) em Teresópolis. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Unifeso, e apoio da Secretaria dos Direitos da Mulher, o evento será aberto ao público e terá depoimentos sobre o papel da mulher no Judiciário e homenagens.

O encontro contará com a participação da desembargadora do TJRJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), Ivone Caetano, e das juízas de Direito Raquel Santos Pereira Chrispino e Vânia Mara Nascimento. Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho, juíza aposentada, que atuou durante 22 anos à frente da Vara de Família e, depois, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, também estará presente.

Mulheres na Magistratura

Titular da Corregedoria Geral Unificada do Estado do Rio de Janeiro, Ivone Caetano foi a primeira juíza e desembargadora negra do TJRJ. Ela ingressou no Judiciário fluminense em 1993, na função de comissária de justiça. No ano seguinte, passou no concurso para a magistratura. Em sua trajetória profissional, a juíza destacou-se pelo pioneirismo ao trazer para o Tribunal de Justiça, temas ligados a infância e juventude, como o bullying nas escolas, adoção por casais homoafetivos e priorizando as adoções pelo princípio da afetividade.

Raquel Santos Pereira Chrispino é juíza de Direito da 1ª Vara de Família de São João de Meriti e integrante da CEVIJ/Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, Juventude e Idoso do TJRJ. Também é coordenadora das Ações do Projeto de Erradicação do Sub-registro do TJRJ e vice-presidente do Fórum da Infância e Juventude da Emerj (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro).

Titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis desde 2011, a juíza de Direito Vânia Mara Nascimento atua na área desde 1987. Já passou pelos tribunais de justiça de São João de Meriti e da capital, Rio de Janeiro.

Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho estudou no Colégio Pedro II, graduada em Direito pela UERJ, foi magistrada por 37 anos, 22 dos quais à frente da Vara de Família e, depois, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, se aposentando em junho de 2011. Homenageada várias vezes, inclusive com a obra comemorativa pela sua carreira, o livro ‘Obrigado Dra. Inês’. A magistrada também foi homenageada com a ‘Medalha Imperatriz Teresa Cristina’, uma honraria entregue pelo Executivo Municipal a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Município. Iniciativa da gestão do Prefeito Vinicius Claussen, o lançamento e a primeira premiação aconteceram em 14 de março, dia do 197º aniversário da Imperatriz.

Serviço

Dia: Sexta-feira, 29/03
Local: Tribunal do Júri – Unifeso
(Av. Alberto Torres, 111 – Alto)