Assistidas pelo CRAS Alto participam de palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Você está visualizando atualmente Assistidas pelo CRAS Alto participam de palestra sobre prevenção ao câncer de mama
Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS Alto, realizou nesta terça-feira (18), uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama para os assistidos pelo centro de referência. A palestrante foi a médica e fisioterapeuta Gabriella Martuchelli. Cerca de 20 mulheres participaram do encontro, que terminou com um lanche e entrega de rosas à palestrante pela coordenadora do CRAS Alto, Adriana Marques.

A doutora Gabriela começou a palestra quebrando a formalidade: organizou a “plateia” numa grande roda. Ao centro, começou a conversar com suas já conhecidas espectadoras, pedindo que dessem depoimentos. “Tive um tumor de mama em 2013 e fiz cirurgia de retirada da mama direita. Coloquei prótese e segui a vida. Em 2015, descobri que estava com outros dois cânceres, na tireoide e no pulmão. Fiz novas cirurgias, me tratei e estou aqui. Todos nós viemos ao mundo com o nosso passaporte já carimbado”, afirmou emocionada uma das senhoras presentes.

Grávida, a Dra. Martuchelli narrou sua própria experiência com um câncer de útero, anos atrás. “Me tratei e agora estou aqui, gerando uma nova vida”, comentou. “Hoje, os tratamentos são bem menos agressivos e há exames que são muito baratos, o que ajuda muito”, completou ela. Segundo a doutora, que é especialista e dá aulas de fisioterapia oncológica, os casos de câncer de mama e outros aumentaram muito durante a pandemia, por conta do medo de sair de casa. Outro fator decisivo foi o estresse. “Qual é o principal causador de câncer hoje? O estilo de vida da maioria, com estresse, tristeza, depressão e sedentarismo. Temos que buscar alguma coisa que dê prazer pra gente no dia a dia!”, ensinou a médica.

Fotos: Divulgação