Você está visualizando atualmente Mutirão Terê Zera Fila realiza 400 atendimentos entre exames e consultas em uma semana

O “Mutirão Terê Zera Fila da Saúde” da Prefeitura de Teresópolis já realizou cerca de 400 atendimentos entre consultas e exames em todo o município desde lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen, no fim de outubro. O objetivo do mutirão é colocar em dia a fila de espera da saúde que chegou a 25 mil pacientes que aguardam por consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.

O mutirão já está atendendo pacientes de ginecologia, endocrinologia, gastroenterologia, cirurgia geral e proctologia nas unidades municipais de atenção básica. Também houve atendimentos no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) com procedimentos de ecocardiograma e doppler.

Atendimentos de algumas especialidades e procedimentos aguardam finalização do processo de contratação, via chamamento público, para serem iniciados. O agendamento para o atendimento é feito por telefone com antecedência de até 48 horas.

“Ligaram para a minha filha dizendo que a consulta foi marcada e eu vim. A consulta valeu a pena e agora está ótimo, vou fazer todo o tratamento e seguir com tudo isso”, contou a empregada doméstica, Márcia de Oliveira.

“Eu fui atendida há um ano e meio por um gastroenterologista e estava aguardando o retorno. O atendimento foi muito esclarecedor, com muita linguagem simples para nos ajudar a entender a situação e também nos pede os exames necessário. Agora vou voltar para marcar um novo exame”, disse a aposentada Martha Dias.

Maior mutirão de saúde da história de Teresópolis

O “Mutirão Terê Zera Fila” conta com investimento de R$5 milhões e planeja acabar com toda a fila de espera até o começo de 2023. Esta fila está parada desde o começo da pandemia de COVID-19, quando os esforços da Secretaria Municipal de Saúde se concentraram no combate ao vírus.

“Nossa gestão está 100% comprometida em recuperar o fluxo de procedimentos importantes para a saúde de nossa população. Estamos investindo cerca de 5 milhões nessa iniciativa. Vamos zerar a fila de espera por atendimento e seguiremos trabalhando para manter em dia. É mais um dos grandes investimentos que temos feito na Saúde do município. Temos para os próximos meses a inauguração do Polo de Saúde São Pedro e o projeto do Hospital Regional do Estado, que em breve começará a ser construído”, anunciou o prefeito Vinicius Claussen.

De acordo com a SMS, todos os pacientes na fila de espera serão contatados em até 48h antes do atendimento. “Através de um prontuário digital e profissionais qualificados vamos agilizar todo o contato com pacientes que estão há muito tempo aguardando esta oportunidade. Nossos médicos, enfermeiros e demais profissionais estarão voltados para melhor diagnosticar e solucionar quaisquer casos clínicos”, comentou a secretária de saúde, Dra. Clarissa Rippel.