Você está visualizando atualmente Mutirão de Limpeza ‘Cidade Limpa’ começa no Pimentel e segue para outros bairros

Ação também integra o programa de preparação do Plano Verão da Defesa Civil

Teve inicio neste sábado, 6, com o mutirão de limpeza no Pimentel o projeto Cidade Limpa, que visa intensificar ações de limpeza e de ordenação do espaço público na cidade e no interior. O Cidade Limpa é um dos seis eixos do programa municipal Terê Tão Bela, idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen e que tem o objetivo de criar uma identidade e resgatar o sentimento de pertencimento e orgulho do morador de Teresópolis pela cidade.

O mutirão consistiu em varrição de vias e recolhimento de lixo ensacado e descartado irregularmente. A ação contou com a participação de equipes da Ouvidoria Municipal, das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e de Serviços Públicos e do projeto Proteger Teresópolis/Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), da Associação de Moradores do bairro e do grupo Exército Mirim Sampaio Delta, da própria comunidade.

Segundo o Ouvidor Geral, Leonardo Manso, que coordena o Cidade Limpa, além do mutirão de limpeza, o projeto prevê ainda ações de conscientização nos bairros e nas escolas e o aumento do número dos ecopontos para o lixo reciclável. “Hoje contamos com 19 ecopontos e até o final do ano teremos 25, além dos instalados nas escolas. A ideia é toda semana realizar um mutirão de limpeza em um bairro diferente, onde já existe uma associação de moradores organizada e a presença do gari comunitário”, comentou o Ouvidor.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Albert Andrade, iniciativas como esta de conscientização e de limpeza dos bairros já fazem parte do programa de preparação do Plano Verão, que elenca várias medidas de prevenção como o destino correto do lixo. “Esse foi o primeiro trabalho do Cidade Limpa, visando estimular a população a tomar medidas de precaução quanto ao descarte irregular do lixo, que pode trazer problemas sérios como a obstrução de bueiros e de galerias, causando transtornos como possíveis alagamentos”, relatou Albert.

O presidente da Associação de Moradores do Pimentel, Marcos Paulo da Silva, agradeceu e elogiou a ação. Parabenizo as secretarias envolvidas, os funcionários e a comunidade por participar deste mutirão de limpeza. Percebemos maior conscientização e um sentimento de pertencimento do cidadão em cuidar e proteger o que é nosso. Estas ações têm o intuito de, com a colaboração de todos, deixar a cidade mais limpa, mais saudável e mais agradável para se viver”.

Próximos mutirões de limpeza já estão previstos para os bairros do Perpétuo e Rosário.

Fotos: Di Pontes