A simpatia, a sonoridade e o talento dos integrantes do Coral Oficina da UFF (Universidade Federal Fluminense) e do grupo instrumental Besouros Barrocos, de Niteroi, regidos pelo maestro Márcio Selles, embalaram o público neste domingo, 5 de outubro, durante o concerto mensal do projeto Música na Matriz, na Igreja de Santa Teresa.

No repertório, destaque para a alegria das canções tradicionais ‘Banuwa’ (Libéria) e ‘Jambo Bwana’ (Tanzânia), a reverência das músicas sacras ‘Dona Nobis Pacem’ (Wolfgang A. Mozart) e ‘Non Nobis Domine’ (William Byrd) e a brasilidade de ‘Tocando em Frente’ ((Renato Teixeira/Almir Sater) e de ‘Calix Bento’ (Tavinho Moura/Milton Nascimento), entre outras.

“Através da música, a gente acaba viajando por outros países, nos apropriando de outras culturas, cantando em outras línguas e sonoridades, mas sem sair do Brasil. Essa é a ideia do grupo”, resumiu o maestro Márcio Selles.

No final, o coro fez uma roda em torno da plateia com a tradicional canção ‘Cirandas do Recife’, arrancando aplausos e sorrisos. Atendendo aos pedidos de bis, o concerto foi encerrado com a música Yesterday (The Beatles).

“Um concerto impactante e diferente, que me trouxe muita emoção. O projeto Música na Matriz sempre me encanta”, comentou a assistente social, Sandra Erli Azevedo, acompanhada do marido, João Pereira.

“Apresentação maravilhosa, com a Igreja lotada neste domingo belíssimo no Música na Matriz, um projeto vencedor e o mais longevo da Secretaria de Cultura. Convido o público para a próxima edição, no dia 2 de novembro”, destacou o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, junto com o secretário Wanderley Peres e equipe.

 

Fotos: Jorge Maravilha