Motas, no terceiro distrito, ganhará uma unidade básica de saúde (UBS)

Você está visualizando atualmente Motas, no terceiro distrito, ganhará uma unidade básica de saúde (UBS)

Prefeito Vinicius Claussen desapropria imóvel para construção da unidade, que vai atender o bairro e comunidades vizinhas

O Prefeito Vinicius Claussen assinou, nesta quarta-feira, 27, o decreto de desapropriação de imóvel para construção e instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na localidade de Motas, no interior de Teresópolis. A assinatura do documento aconteceu em reunião nas dependências da Associação dos Produtores e Artesãos de Motas e Regiões Adjacentes (APA-MR). O decreto foi publicado na edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Município.

O processo para essa conquista na saúde se iniciou em julho de 2021, por meio de um ofício do Vereador Diego Barbosa ao Deputado Federal Paulo Ramos, que atendeu à solicitação, se comprometendo a destinar recursos, através de emenda parlamentar, para a construção do posto de saúde.

A iniciativa atende também a uma moção de autoria dos vereadores Diego Barbosa e Dudu do Resgate. Também estiveram presentes na reunião o Vereador Fabinho Filé e o ex-prefeito Pedro Gil de Paula.

“É um grande prazer estar em Motas para dar início a esse projeto tão sonhado pela comunidade. É mais uma UBS que construímos para garantir atendimento digno à população. Parabenizo o Vereador Diego Barbosa pela iniciativa. Junto com o Legislativo e a comunidade, estamos fazendo esse sonho se tornar realidade e, se Deus quiser, daqui alguns meses estaremos inaugurando esse posto de saúde. Além desse projeto, vamos avaliar a possibilidade de inaugurar um Posto de Correios local”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

A unidade, que será construída em um terreno de 750 m², totaliza um investimento superior a R$ 1 milhão, entre recursos do município e de emendas parlamentares do Deputado Paulo Ramos e do Senador Carlos Portinho.

“Os moradores se mobilizaram para arrecadar parte do valor para a compra do terreno e buscamos recursos de emendas parlamentares para a construção do posto. Daqui a pouco tempo, os moradores dessa região do 3º Distrito não precisarão mais buscar atendimento nas unidades de saúde de Vieira ou de Bonsucesso, que ficam um pouco distantes, pois terão uma cobertura local. Também deixo meu agradecimento especial à moradora Maria Francisca Tayt-Sohn, que se disponibilizou em nos levar em todos os lugares até que encontrássemos o local certo para a construção do posto de saúde”, comemorou o Vereador Diego Barbosa.

Para os moradores, a união foi fundamental para a concretização do projeto. “Nós mobilizamos os empresários e a comunidade para realizar esse sonho. Meu sentimento é de orgulho e gratidão, não só por mim, mas por toda a minha equipe e por todos que contribuíram com essa missão. Esse projeto é muito importante para nossa comunidade. Tenho certeza que a nossa união fez a diferença para chegarmos até aqui”, ressaltou Henrique Siqueira, presidente da APA-MR.

“Parabenizo, em nome de toda a minha equipe, o esforço dessa comunidade linda, que lutou bravamente por essa grande conquista, que é o posto de saúde na localidade de Motas e que vai atender todas as comunidades adjacentes. Estou aqui há 12 anos, e o dia de hoje é uma grande vitória para todos nós. Que seja o início de um grande passo para essa comunidade”, salientou a diretora da Escola Municipal Sizenando Adolpho Tayt-Sohn, Sandra Mendes.

Nascida e criada em Motas, Sheila Tayt-Sohn estava emocionada. “É uma felicidade muito grande poder participar desse momento. O sentimento é de gratidão, porque o ganho não é somente para a nossa comunidade, mas para todas as localidades vizinhas, que vão poder desfrutar desse bem tão grande. O dia de hoje é uma grande vitória para todos nós”, comentou a moradora. “Esse posto de saúde é um sonho de muitos anos que vai ser realizado. Eu tenho muito orgulho em fazer parte desse momento, pois me prontifiquei por uma causa que não atende somente a minha comunidade, mas toda a vizinhança. Graças à união do poder público e a comunidade, o projeto vai sair do papel. Em breve estaremos todos juntos para a inauguração”, completou Claudinei Tayt-Sohn, empresário da comunidade.

Fotos: Bruno Nepomuceno